Nós, Sistelados, somos tradicionais abstencionistas em se tratando de eleger nossos representantes nos Conselhos da Sistel.
Para se ter uma ideia, em 2012, somente 28% dos eleitores da Sistel votaram e escolheram nossos representantes e a razão desta indiferença pode ser interpretada de várias formas: falta de conhecimento dos candidatos e de suas funções quando eleitos, falta de motivação em votar para somente 1/3 dos conselheiros que não poderiam resolver muita coisa, distância da época de aposentadoria, a mesmice dos candidatos, os famosos "o que eu ganho com isso?", "candidatos querem se eleger só para se dar bem" e "quero é receber minha aposentadoria no final do mês", a indiferença com a Sistel, e por aí vai..., fenômeno este anti participativo que se repete em vários lugares de nosso convívio cotidiano, como condomínios, clubes, conselhos, associações e até na escolha sempre difícil entre políticos, dos quais não confiamos mais.
Só que nossa previdência privada, diferentemente dos exemplos mencionados, possui uma gestora, a Sistel, que constitui-se de uma Fundação sem fins lucrativos, alem de diversas patrocinadoras, que são fortes conglomerados econômicos que visam lucro e que possuem contra partidas legais junto aos assistidos e participantes, muitas vezes ignoradas, refletidas em regulamentos e acordos, quase sempre datadas na época da privatização do Sistema Telebrás.
Conforme a crise econômica conjuntural vem se acentuando, estas patrocinadoras tentam a cada dia obter maiores proveitos sobre seus fundos de pensão, o que é ilegal, enquanto nosso órgão regulador, a Previc, muitas vezes faz vista grossa a estas tentativas fazendo com que os assistidos/ participantes acabem prejudicados.
Todas decisões na Sistel e em todos fundos de pensão, são emanadas do Conselho Deliberativo, que na Sistel é injustamente constituído de 8 membros das patrocinadoras e somente 4 dos participantes/ assistidos.
Nosso único acesso ao Conselho Deliberativo da Sistel é através de nossos quatro representantes escolhidos por cada um de nós, a cada três anos. É por este motivo que estas eleições de março de 2015 assumem uma importância significativa, pois somente estes quatro conselheiros eleitos poderão assumir nossa defesa frente a constante sede de recursos das patrocinadoras.
Basta citar os exemplos dos superavits do PBS-A (de 2009 à 2011), que até hoje não foram destinados para melhoria do plano por culpa das patrocinadoras, do déficit iminente do PAMA que pode tornar nosso acesso aos serviços médicos e hospitalares caótico, dos reajustes escorchantes das contribuições mensais do aditivo PAMA-PCE e das migrações de planos ocorridas no passado onde a repartição de reservas, inclusive para patrocinadoras, nunca foram bem esclarecidas. Em todos estes casos ou as patrocinadoras fazem questão de não cumprir com seu compromisso legal de custeio ou omitem-se a respeito, deixando os assistidos totalmente desamparados e preocupados quanto a seu futuro.
Logicamente as patrocinadoras aproveitam-se de nossa fraqueza e da lacuna que deixamos, tanto por parte de nossa desunião em nossa representação, como pela nossa falta de participação nos assuntos de nossos planos, para impor seus interesses e seus objetivos de lucro junto a Sistel.
Por este motivo é essencial que nos unamos e que participemos destas eleições escolhendo em massa nossos candidatos preferidos para que nossa representação volte a ser considerada de peso e para que as patrocinadoras e a Sistel percebam este nosso engajamento no acompanhamento destas questões.
Somente desta forma será possível reconquistarmos nossa força e nossos diretos e também tirarmos as patrocinadores deste estado constante de omissão.
Não omita-se desta responsabilidade e vote entre os dias 16 e 25 de março nos candidatos de sua região.
Vamos dar a volta por cima, nos unir novamente e eleger os candidatos afinados e compromissados com propostas fechadas e de consenso alcançadas entre as 15 Associações de Aposentados afiliadas a Fenapas e os diversos Sindicatos onde existem milhares de participantes ativos.
Só nossa União e Participação poderá demonstrar nossa Força para exigirmos nossos Direitos! Não omita-se nesta eleição!
Somos Participantes e Assistidos de diversos planos que contribuem ou contribuíram para eles, logo temos o direito de obter nossos benefícios e direitos contratados conforme estabelecido em nossos regulamentos, quando de nossa adesão. Cabe às patrocinadoras fornecer nosso amparo e proteção através do custeio necessário aos planos para atingir este fim.
Em SP, vote 12 (Joseph) e 13 (Girão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".