segunda-feira, 21 de abril de 2014

INSS: Como será a briga dos aposentados por correção dos benefícios

PL 4.434 será foco das discussões de encontro
A tramitação do Projeto de Lei 4.434/2008 será o centro das discussões dos participantes do I Encontro Nacional dos Aposentados. Organizado pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), o evento acontece na cidade de Olímpia, São Paulo, de quarta a domingo. O PL em questão propõe recuperar gradualmente o valor de aposentadorias e pensões em números de salários mínimos, considerando a data de concessão do benefício. Segundo estudos da entidade, as perdas dos aposentados já passam de 80%.

Outra proposta que aguarda na gaveta para ser votada é o PL 01/2007, concede o mesmo reajuste do salário mínimo a todos os benefícios previdenciários, independentemente do valor. Hoje, só as aposentadorias e pensões limitadas do piso nacional têm aumento real. As maiores recebem apenas correção pela inflação. 
De acordo com o presidente da Cobap, Warley Martins, a categoria se prepara para intensificar a pressão sobre o Congresso Nacional. O objetivo é fazer com que os parlamentares votem as propostas relacionadas aos segurados do INSS. Se for aprovado, o PL 4.434 garantirá que aposentadorias e pensões do INSS sejam corrigidas em cinco anos, após a entrada em vigor da proposta. 
Em Olímpia, Martins informou à coluna que vai relatar como foi o encontro de representantes da categoria com o presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que recebeu pequena comitiva de dirigentes aposentados no dia 9 deste mês. Trataram justamente de pontos que estão parados no Congresso.

Além de Warley Martins, participaram da reunião Gildo Arquimínio, presidente da Federação dos Aposentados de Alagoas, e a professora Lurdinha, presidenta da entidade representativa de Arapiraca (AL).
“Queremos a votação urgente desses projetos para que possamos fortalecer a luta dos aposentados”, afirmou Warley.
Na ocasião, o presidente do Senado pediu pelo menos 15 dias para tentar colocar PL 4.434 na pauta de votações da Casa. Inicialmente, este prazo termina no dia 24 deste mês. “Assim que os projetos dos aposentados estiverem em pauta, avisaremos à Cobap”, informou o parlamentar.
A pressão dos aposentados não ficará, segundo o presidente da Cobap, somente sobre Renan Calheiros. Líderes dos partidos da base do governo serão procurados para garantir apoio à votação dos projetos que beneficiam a categoria.
Fonte: O Dia (19/04/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".