"CT – 100/013/2014 Brasília-DF, 10 de fevereiro de 2014
Sr. CARLOS ALBERTO DE O. C. BURLAMAQUI
PRESIDENTE DA APAS – RJ
Av. Nilo Peçanha, 50, Grupo 717, Centro RIO DE JANEIRO – RJ 20020-906
Senhor Presidente,
Em atenção à sua correspondência Ct. 004/14-PR, de 29.01.2014, recebida nesta Fundação em 03.02.2014, vimos manifestar nossa compreensão quanto à insatisfação dessa Associação em relação à condução do processo de distribuição do superávit do Plano PBS-A.
Conforme é do seu conhecimento, a SISTEL, desde que o processo foi iniciado em 2010, vem envidando seus melhores esforços visando possibilitar a distribuição do superávit, cujos valores estão devidamente segregados e contabilizados, de maneira que, eventuais ações protelatórias, certamente não podem ser imputadas à gestão da Fundação.
Entretanto, a revisão do Regulamento do Plano, medida necessária para a distribuição do superávit, depende da aprovação pelo órgão regulador das entidades de previdência complementar fechadas, qual seja a Previc que, por sua vez, deve atentar para os ditames legais, dentre eles a necessária aprovação da proposta de revisão regulamentar por todos os patrocinadores do PBS-A.
De maneira que a oposição formalizada pela Patrocinadora Telebras, quanto à proposta de alteração do Regulamento do Plano, por entender que a totalidade do superávit cabível aos patrocinadores deve ser integralmente repassada à referida empresa, na verdade representou um impasse no processo, impedindo o atendimento de requisito essencial à submissão da revisão do Regulamento do PBS-A junto à Previc.
Importante lembrar que a distribuição do superávit do PBS-A decorre da necessária revisão do Plano (alteração do Regulamento), sendo que somente após o seu implemento será possível a adoção das medidas nele contempladas, de forma que não há como dar tratamento diferenciado ou mesmo fazer distribuição prévia de parte dos valores de superávit aos assistidos, sob o argumento de que constituiriam “parcela incontroversa”. Tal procedimento, inclusive, não é admitido pela Previc.
No que diz respeito à reunião havida entre a Diretoria da Sistel e o Sr. Superintendente da Previc, no mês de dezembro de 2013, em que foi tratado sobre o posicionamento adotado pela Telebrás quanto à proposta de distribuição do superávit do PBS-A, embora não tenha havido uma manifestação formal daquela Superintendência quando da reunião, o referido órgão encaminhou ofício à Sistel em janeiro passado, no qual reiterou a manutenção do arquivamento do processo, indicando entretanto, a possibilidade de mediação das controvérsias no âmbito da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Previc – CMCA, desde que acionada por comum acordo entre os interessados, assistidos e patrocinadores do PBS-A.
A questão agora será levada à apreciação pelo Conselho Deliberativo da Sistel, em sua próxima reunião no dia 25 de fevereiro.
Atenciosamente,
WILSON CARLOS DUARTE DELFINO
Diretor Presidente"
Fonte: Blog da APAS-RJ (21/02/2014)
Carta da Sistel: Juridiques para ninar Burguês.
ResponderExcluirA diretoria da sistel criou uma grande expectativa com esta distribuição e agora não nos mantem informados,pois estão nos fazendo de palhaços. luiz.antonio187@terra.com.br
ResponderExcluirCaro Luiz Antonio,
ExcluirObrigado por enviar seu comentário ao blog Aposentelecom.
Creio que a Sistel não tem se manifestado desde de fevereiro porque a situação não se alterou, segue pendente com a Telebras, que quer receber 68% do superavit. No dia 30 a Telebras fará uma apresentação aos Conselheiros da Sistel justificando seu posicionamento. Pode ser que os conselheiros (designados pelas patrocinadoras e eleitos por nós) derrubem esta tese. Tomara!
O Blog Aposentelecom tem tentado noticiar o andamento desta questão. Vide este post de quinta passada: http://aposentelecom.blogspot.com.br/2014/05/sistel-reuniao-do-conselho-deliberativo.html. Se puderes, acompanhe o blog, que tem justamente este objetivo, de melhor informar os assistidos da Sistel, mas de forma independente da entidade e de qualquer associação ou federação.
Abraços, Joseph
sou pensionista de mais de 70a.Pela morosidade da questão,nessa encarnação,não verei os "trocados" desse moroso Superavit
ResponderExcluirÉ ASSIM QUE FUNCIONA ESSE LIBERALISMO TÃO ENFATIZADO PELA ANGLOFONIA E SEU BONECOS, HÁ MAIS DE 200 AN0S!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ExcluirTUDO AO GRANDE CAPITAL E MIGALHAS AO TRABALHO!!!
MAS PELO ANDAR DA CARRUAGEM A SEM VERGONHICE DESSES BONECOS E DE SEUS MAESTROS ESTÁ FINALMENTE COM OS ANOS CONTADOS!!!!!!!!!!!!!