Outro novo recurso inaugura o ‘modo gravação´ dentro do chatbot
A OpenAI, empresa dona do ChatGPT, anunciou, nesta quarta-feira, 4, que, agora, o chatbot pode se conectar a aplicativos de armazenamento de arquivos - como o Google Drive, Sharepoint, Dropbox e Onedrive - para que o usuário peça para a inteligência artificial (IA) consultar determinada informação dos documentos.
Por exemplo, ao invés de consultar o arquivo página por página ou fazer uma busca por palavras específicas, o usuário poderá perguntar para o ChatGPT o que deseja saber sobre as informações contidas nos documentos - semelhante ao que o NotebookLM, do Google, faz atualmente.
Além disso, o chatbot também passou a contar com o “modo gravação”. Dessa forma, o usuário poderá “pensar em voz alta”, com notas de voz, durante reuniões e o chatbot fará anotações sobre o tema discutido.
“O ChatGPT estruturará e apresentará claramente os dados - e respeitará as permissões existentes da sua organização no nível do usuário - desses documentos, com citações”, escreveu a empresa em um comunicado.
Por enquanto, o recurso de gravação está disponível apenas para assinantes do ChatGPT Team. Já o acesso do chatbot a apps de armazenamento será disponibilizado para usuários do ChatGPT Team, Enterprise e Edu.
As novidades fazem parte de um pacote de recursos para tornar o ChatGPT cada vez mais útil para a vida corporativa, competindo com empresas como o Google, Microsoft, Amazon e Anthropic. Em fevereiro deste ano, a OpenAI possuía dois milhões de “usuários corporativos pagantes”. Atualmente, em junho, a marca é já de de três milhões.
Fonte: Estadão (05/06/2025)
Nota da Redação: Já está provado e não existem mais dúvidas, quem não aderir logo à IA generativa, mesmo para uso pessoal e não corporativo, vai perder o trem de alta velocidade da história, assim como aconteceu no início desse século com a Internet. Não tem mais volta.
Mesmo sendo idoso ou aposentado recomendo fortemente iniciar seu treino pessoal com o ChatGPT, ou qualquer outra ferramenta de IA, para começar a aprender sozinho como perguntar para a ferramenta de IA e obter as respostas desejadas.
A busca tradicional através do Google não faz mais sentido hoje em dia. A cada dia novas facilidades são implementadas nessas ferramentas de IA para facilitar seu uso.
Comece o treino instalando sua ferramenta de IA no seu celular e vá praticando. Além de ser uma boa ocupação, aprende-se muito. Quem avisa, amigo é!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".