quarta-feira, 25 de junho de 2025

TIC: As principais notícias relativas ao cotidiano digital

 
Hoje com notícias da Microsoft, Apple e parceria da OpenAI e Oracle

A Microsoft afirmou em seu blog, nesta terça-feira, que os ataques a organizações por meio do servidor SharePoint da empresa estão ligados a hackers associados ao governo chinês. “No momento em que este texto foi escrito, a Microsoft observou dois agentes estatais chineses explorando essas vulnerabilidades visando servidores SharePoint com acesso à internet”, escreveu a big tech, que disse ter encontrado outro agente de ameaça baseado na China, explorando vulnerabilidades. A companhia também lançou uma atualização para servidores do SharePoint e afirma ter corrigido todas as versões afetadas por esse tipo de ataque, chamado de “exploit de dia zero” por se aproveitar de uma vulnerabilidade desconhecida do sistema. (The Verge)

A Apple lançou a quarta versão beta para desenvolvedores do iOS 26, trazendo mudanças no design do Liquid Glass e a volta dos resumos de notificações com tecnologia de IA para notícias entre as novidades. O novo sistema do iPhone apresenta uma nova tela inicial de boas-vindas e um novo papel de parede dinâmico, que muda de cor. A Apple também disponibilizou versões testes para outros dispositivos, como iPadOS 26 beta 4, macOS 26 beta 4 e watchOS 26. (TechCrunch)

Expandindo sua parceria, OpenAI e Oracle vão desenvolver mais 4,5 gigawatts de energia para data centers nos Estados Unidos como parte da iniciativa Stargate, um projeto de até US$ 500 bilhões e 10 gigawatts. O uso crescente de IA em setores sensíveis como defesa e a rivalidade com a China tornaram a tecnologia uma prioridade para o presidente Donald Trump, que revelou o programa em janeiro. A OpenAI não divulgou os locais ou detalhes de financiamento para as novas instalações, mas os data centers devem colocar em ação mais de 2 milhões de chips. (Reuters)

Fonte: Meio (23/07/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".