sábado, 7 de junho de 2025

IA: IA de código aberto na China aumenta sua influencia globalmente



O Qwen, modelo de IA de código aberto da chinesa Alibaba, supera o concorrente Llama, da Meta, nos principais indicadores de desempenho

Por que importa: O sucesso do Qwen e do DeepSeek, outro modelo de IA de código aberto desenvolvido na China, é exemplo de como o país asiático tem liderado uma importante frente na disputa com os Estados Unidos pela influência global no setor, mostra reportagem do site especializado The Information (sem paywall).

Panorama: Além das seis unidades de negócios do Alibaba, que incluem o Alibaba Cloud, 290 mil clientes em todo o mundo já utilizam o modelo Qwen em aplicações para diferentes setores, como automotivo, saúde, educação e agricultura, segundo dados de janeiro.

🗣️ O que estão dizendo:

Sim, mas… Tanto o governo Trump como o de Joe Biden buscaram formas de limitar o acesso de empresas chinesas a componentes para desenvolvimento de IA, como os chips mais avançados da Nvidia. Leia no New York Times (sem paywall).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".