sexta-feira, 6 de junho de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre IA da Amazon para entregas, do Enem para correção de provas e da Apple para penetrar na China

A Amazon começou a testar um software de inteligência artificial voltado para androides com potencial de substituir entregadores no futuro. Segundo informações, a empresa construiu um “parque humanoide”, uma espécie de pista de obstáculos indoor, em um de seus escritórios em São Francisco, onde os robôs serão colocados à prova. A big tech desenvolve o software, mas por ora usará hardware de outras empresas. Em anúncios nesta quarta, a Amazon destacou como robôs e IA devem acelerar ainda mais suas operações logísticas, do estoque até a entrega final. (The Information e Reuters)

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá, em breve, ser corrigido por inteligência artificial. Hoje, apenas as questões objetivas são corrigidas por máquinas. Segundo Santana, não há mais volta na adoção dessas tecnologias no setor, e a ideia é que a ferramenta também auxilie no estudo dos alunos. O MEC lançará ainda este ano um aplicativo com IA para tirar dúvidas e corrigir exercícios. (Estadão)

No meio do caminho tinha um Trump. O plano da Apple de lançar seus serviços de inteligência artificial na China, em parceria com o Alibaba, esbarrou em obstáculos regulatórios após o órgão cibernético de Pequim travar o processo de aprovação, em meio à crescente tensão comercial entre EUA e China. As empresas aguardam aval da Administração do Ciberespaço da China (CAC), que passou a revisar com mais cautela acordos ligados a companhias americanas, especialmente em áreas sensíveis como a IA generativa. A demora ocorre em meio à pressão de Donald Trump para que Apple e Samsung repatriem fábricas. Com isso, a big tech perde espaço para rivais locais como Huawei e Xiaomi, enquanto tenta manter competitividade no maior mercado de smartphones do mundo. (Financial Times)

Fonte: Meio (05/06/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".