Ação vitoriosa da ANAPAR e SINTPq contra Sistel e CPqD junto a PREVIC obriga a Sistel a recalcular as aposentadorias desde 2010, com juros estabelecidos no Regulamento de 6%.
Vários assistidos do CPqDPrev podem ter aumento do benefício.
Migração do CPqDPrev para InovaPrev pode ser afetada.
"A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) acatou na última segunda-feira, dia 16, a denúncia realizada pela Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) em conjunto com o SINTPq sobre irregularidades na taxa de juros aplicada pela Fundação Sistel no CPqDPrev. Com a decisão, a Sistel tem o prazo de 90 dias para se adequar ao regulamento, que prevê a correção da taxa de juros em 6% ao ano para quem se aposentou até setembro de 2013 (quando foi aprovada a mudança do regulamento do CPqDPrev e a criação do Inovaprev).
Na prática, isso quer dizer que todos os participantes do CPqDPrev aposentados desde 2009 (quando a taxa de juros começou a ser reduzida) terão suas aposentadorias recalculadas e ajustadas para cima. A aplicação da taxa de 6% irá ainda impactar nas reservas do CPqDPrev e, portanto, o cálculo para aqueles que migrarão para o InovaPrev poderá sofrer alterações.
Para o SINTPq, a decisão da Previc é correta e corrige um erro grave cometido pelos gestores do plano CPqDPrev que ao não cumprir o próprio regulamento, prejudicaram todos os que se aposentaram desde 2009, quando o regulamento deveria ser alterado para se adequar a nova taxa de juros.
Como confiar nos gestores do plano que não cumprem o próprio regulamento e agora podem provocar prejuízos a todos os participantes ativos?
Outro erro recente cometido é o não oferecimento do CPqDPrev aos novos trabalhadores do CPqD desde março deste ano, o que poderá render punições aos gestores.
O sindicato defende ainda que a Previc deva penalizar os responsáveis pelo descumprimento do regulamento a fim de que as normas sejam respeitadas pelos administradores, que inclusive são os responsáveis pela elaboração do regulamento.
Essa decisão poderá afetar ainda o processo de transição do CPqDPrev para o InovaPrev e o SINTPq alerta aos trabalhadores para que tenham muita cautela neste momento e que esperem a manifestação do CPqD e da Sistel sobre o assunto antes de uma possível migração entre os planos.
O sindicato irá solicitar ainda uma reunião com a direção do CPqD para que eles apresentem quais serão os impactos da decisão da Previc.
Segundo informações levantadas pelo SINTPq, a Sistel deverá recorrer da decisão."
Fonte: Site do SINTPq (20/12/2013)
Vide Ofício da PREVIC que determina à Sistel o cumprimento do Regulamento do plano CPqDPrev e recálculo dos benefícios em até 90 dias.
A SISTEL, EM TODOS SENTIDOS JÁ ESTÁ EM DÍVIDA COM OS ASSOCIADOS.
ResponderExcluirTODOS SISTELADOS DEVEM SE UNIR E ENTRAREM NA JUSTIÇA, COLETIVAMENTE, SOLICITANDO
UMA AUDITORIA EM TODAS CONTAS DA FUNDAÇÃO.
TEM 'GENTE GRANDE' LÁ DENTRO 'METENDO A MÃO NA GRANA' DOS APOSENTADOS.
UMA AUDITORIA COMPLETA, FEITA POR AUDITORES INDEPENDENTES,
PODE REVELAR QUEM É OU QUEM SÃO E COLOCÁ-LOS CA CADEIA.
UNI-VOS SISTELADOS, ANTES QUE MORRAM À MINGUA.
assino como anônimo para não sofrer represálias.
CARO ANÔNIMO
ExcluirASSINO E DOU FÉ AO SEU DESABAFO.