Segue na íntegra e com a maior transparência possível, as anotações feitas pelos três Conselheiros Eleitos da Sistel (Alexandre, Cleomar e Ezequias) sobre a REDEL (Reunião dos Conselho Deliberativo da Sistel) de 27/fev/2015:
Anotações Redel de 27 de fevereiro de 2015
A reunião do Conselho Deliberativo foi extensa, com longas apresentações sobre Auditoria Interna, demonstrações contábeis e apresentação do Relatório de Administração 2014, demonstrações atuariais de 2014 e planos de custeio de 2015, avaliação das metas da diretoria de 2014 e proposição das metas de 2015 e análise do processo de gestão de Gestores de Investimento.
Também foram apresentados itens de natureza informativa, destacando-se a explanação sobre o PAMA por Empresa de Assessoria contratada.
Foi apresentado também o resultado da pesquisa de satisfação dos participantes, o Relatório de Desempenho da Sistel e abordado o status do processo eleitoral dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
Algumas informações anotadas:
- O valor dos benefícios mensais em 2014 foi de R$ 42 milhões.
- Os Ativos dos planos administrados pela SISTEL somam R$ 14,728 bilhões.
- SUPERÁVIT PBS-A
Nas demonstrações sobre o superávit do PBS-A a SISTEL observou que o superávit em 2013 zerou interrompendo a sequência de 3 anos, deixando de ser obrigatória a sua distribuição. Entretanto, o Atuário contratado (Gazzoni, da Gama Consultoria) esclareceu que o que vale é o resultado acumulado dos 3 anos e que, portanto, sua destinação também é obrigatória. Assim sendo, temos mais uma distribuição obrigatória a ser realizada em 2015.
Na avaliação atuarial destaca-se o desempenho do PBS-A, que teve um resultado muito bom.
Na opinião do Atuário, a PREVIC deve chamar a Sistel para ver porque a distribuição do superávit não está avançando.
No PBS-CPqD, o resultado de 2014 cobriu o déficit existente.
- ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO PBS-A
Estava também na pauta dos assuntos a serem deliberados a ALTERAÇÃO REGULAMENTO do PBS-A. Foi entregue uma manifestação dos 3 Conselheiros eleitos (Alexandre, Cleomar e Ezequias) com sugestões de outras alterações que são efetivamente necessárias e que não foram abordadas pela Sistel, como por exemplo, o enquadramento na Lei 6435/1977, resguardando os direitos adquiridos dos Participantes, bem como a exclusão de diversas cláusulas que se referem a planos (abertos) com a adesão de novos participantes, ao contrário do PBS-A que é um plano em extinção (fechado), sem a inclusão de novos participantes desde a sua criação.
- PAMA e PCE
Na apresentação da Empresa que fez o diagnóstico do PAMA (sem separação do PCE) observou-se aquilo que já sabemos: a situação financeira do PAMA é bastante frágil. O resultado não poderia ser outro ficando caracterizada aquela conhecida situação em que se contrata alguém para saber que horas são e este alguém pega seu relógio e diz as horas e vai embora levando o relógio.
Alguns dados anotados:
– 40,5% dos gastos referem-se a INTERNAÇÕES (A Sistel disse que é de 65%).
- R$ 16.361.939,00/MÊS DE GASTOS EM 2014 (21,4% ACIMA DE 2013)
- R$ 484,00/MÊS de gastos per capita.
A Empresa contratada fez um estudo de mercado consultando 7 empresas operadoras de planos de saúde. Nenhuma delas aceitaria a massa do PAMA devido à faixa etária.
A Empresa, na apresentação, comentou que, em sua opinião, vai chegar o dia em que o Bradesco Saúde irá dizer que não se interessará mais pelo PAMA.
A Empresa fez algumas recomendações:
- UNIFICAR A OPERAÇÃO (apenas o BRADESCO),
- OXIGENAR O PÚBLICO USUÁRIO,
- ALTERAR O CONTRATO DE COBERTURA PLENA PARA APENAS HOSPITALAR,
- CONTRATAR EMPRESA QUE FAÇA AUDITORIA MÉDICA E ACOMPANHAMENTO DAS INTERNAÇÕES.
Um fato a destacar: Na apresentação da pesquisa de satisfação, os números não demonstram a insatisfação que julgamos que existia, principalmente em relação ao PAMA e PCE, mas podemos verificar que um decréscimo sensível no Grau de Satisfação.
PAMA e PCE Satisfação Geral
| |||||
2011 | 2012 | 2013 | 2014 | ||
PAMA PCE | 93,3 | 93,8 | 94,3 | 88 | |
D % | +0,54% | +0,53% | -6,68% | ||
PAMA | 87,6 | 84,8 | 84,7 | 80,2 | |
D % | -3,2% | -0,01% | -5,3% |
Nenhum índice está abaixo dos 80%. Creio que é hora das Associações alertarem seus Associados para que as respostas às pesquisas sejam criteriosas, para que reflitam a real situação da satisfação dos usuários.
Fonte: FENAPAS (02/03/2015)
Nota da Redação: Elogiável a atitude da FENAPAS e dos três Conselheiros representantes dos assistidos e participantes da Sistel em informar claramente a estes, sem qualquer conotação eleitoreira embutida, os temas tratados na REDEL.
Mais uma vez pode-se notar que apenas três dos Conselheiros eleitos prontificaram-se a demonstrar transparência quanto aos acontecimentos que tanto interessam os sistelados e rogamos que assim continuem a faze-lo.
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