quarta-feira, 29 de agosto de 2018
Fundos de Pensão: Previc porá em consulta resolução de governança para fundos de pensão
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) vai levar à consulta pública em breve resolução estabelecendo normas operacionais de governança para os fundos de pensão. O objetivo, segundo o diretor superintendente substituto da autarquia, Fabio Coelho, é definir com clareza os direitos e deveres dos dirigentes das instituições.
Ele afirmou que a nova norma, que ficará em consulta por 30 dias, vai definir a forma de implementação prática dos princípios gerais de gestão e de controle interno já fixados em resolução de 2004 (resolução 13). “Precisamos garantir o funcionamento desses princípios”, afirmou Coelho.
Ele adiantou que a resolução vai determinar, por exemplo, que os regulamentos eleitorais dos fundos já definam os requisitos mínimos de qualificação que devem ser preenchidos pelos candidatos a cargos de diretoria. Coelho afirmou que a ideia é evitar o constrangimento de a Previc ter de recusar a habilitação de dirigentes já eleitos.
O superintendente participou nesta terça-feira de evento da consultoria Mercer sobre previdência complementar, em Brasília.
Durante o seminário, ele afirmou que a Previc já encaminhou ao Ministério da Fazenda proposta para decreto presidencial que alterará os processos sancionadores na apuração de infrações cometidas por dirigentes de fundos de pensão. A proposta traz novas penalidades que buscam coibir irregularidades e estabelece o instrumento da advertência.
Fonte: Valor (28/08/2018)
Postado por
Joseph Haim
às
16:18:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
fundos de pensão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".