quinta-feira, 28 de março de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre confiança na IA, processo da Apple, segurança digital e uso das redes sociais por menores

Um estudo da consultoria americana Oliver Wyman mostrou que o Brasil tem um dos mais altos níveis de familiaridade (81%) e de confiança (94%) em relação à inteligência artificial. As taxas superam a de países como Estados Unidos e Reino Unido, que lideram os investimentos no setor. O levantamento, que entrevistou 25 mil pessoas em 16 países, também indicou que 87% dos brasileiros entrevistados começaram a utilizar IA no trabalho, superando a média do restante dos países (79%). (Globo)

O governo americano entrou com um processo contra a Apple por violações das leis antitruste. Pedro Doria e Cora Rónai explicam nesse vídeo o impacto que esse processo pode ter em todo mercado de celulares no mundo. Falam também sobre o acordo entre Google e Apple que fará com que a plataforma de IA Gemini, do Google, esteja no iPhone. Qual o significado para o mercado de IA? (YouTube)

A União Europeia publicou ontem um documento com as diretrizes sobre segurança eleitoral regulamentadas pela Lei de Serviços Digitais (DSA, em inglês) e destinado a grandes plataformas de tecnologia, como Meta, Google, TikTok, YouTube e X. O objetivo é reduzir problemas de desinformação durante o pleito deste ano, incluindo o uso de deep fakes, enquanto garante a liberdade de expressão e privacidade dos usuários. Os reguladores esperam que as big techs implementem recursos capazes de melhorar a moderação de conteúdo nos diferentes idiomas do bloco, garantindo que haja funcionários suficientes para responder com eficácia aos fluxo de informações sob pena de multas pesadas em caso de descumprimento das expectativas da UE. (TechCrunch)

O governador da Flórida, Ron DeSantis, sancionou uma lei para proibir que menores de 14 anos usem redes sociais. Com a medida, as plataformas não poderão criar perfis e devem encerrar as contas usadas por quem está abaixo dessa idade. A nova lei, que entrará em vigor em janeiro, permite que adolescentes entre 14 e 15 anos tenham acesso às redes, desde que obtenham consentimento dos pais. (UOL Tilt)

Fonte: Canal do Meio (27/03/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".