sexta-feira, 27 de abril de 2012

Planos de Saúde: Obtenção do Cartão SUS ou Cartão Nacional de Saúde

Todos os planos de saúde passaram a solicitar de seus usuários a informação do número de seu Cartão Nacional de Saúde (CNS), também chamado de Cartão SUS.
Para obter este cartão, em Campinas e em qualquer outra região do Brasil, é necessário o usuário do plano dirigir-se ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência, munido de seu RG e comprovante de residência e solicitar o seu Cartão.
Munido de seu número individual, o interessado deverá comunicá-lo a sua Operadora de Saúde (Unimed, Abet, Bradesco, Uniodonto, etc) para regularizar sua situação.
O Governo Federal quer usar o relançamento do Cartão SUS – um programa criado em 1999 pelo então Ministro da Saúde José Serra, através de um Projeto Piloto cuja implantação experimental deu-se em 9 municípios e foi fiscalizada pela Fundação CPqD,  mas que nunca deslanchou depois que Lula assumiu– como estratégia para garantir que operadoras de saúde paguem o que devem aos serviços públicos.
A ação prevê que as empresas, ao renovar a carteira de seus associados, inscrevam no documento também o número do cartão do governo. 
As operadoras têm de ressarcir o governo todas as vezes em que seus clientes forem atendidos no sistema público de saúde. Entre 2001 e 2009, o governo conseguiu receber R$ 495 mil. A estimativa é a de que deixaram de ser arrecadados R$ 10 bilhões entre 2001 e 2008. Em 2009, a ANS criou um sistema específico para fazer a cobrança, mas ele foi suspenso logo em seguida, por problemas técnicos.
Com o número do Cartão SUS na carteira de plano, o Ministério da Saúde acredita que ficará mais fácil evitar erros nos registros, algo que dificulta a cobrança dos procedimentos feitos em clientes de planos de saúde nos serviços públicos. Além disso, seria uma forma de incentivar o registro de uma parcela da população que provavelmente não possui o Cartão SUS, os usuários de planos. A estimativa é a de que 35 milhões de pessoas tenham plano de saúde.
Para mais detalhes, consulte este link.
Fontes: Aposentelecom e Rota Seguros (27/04/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".