domingo, 20 de maio de 2012

Sistel: Dúvidas sobre o fechamento do plano CPqDPrev e a possível migração para o novo InovaPrev

Este blog tem recebido inúmeras consultas de assistidos sobre o fechamento do plano CPqDPrev, de contribuição variável, e a possível migração para um novo plano de contribuição definida, o InovaPrev, de modalidade similar aos planos de previdência bancários, com a diferença que a Patrocinadora seguirá contribuindo.
Antes de mais nada cabe ressaltar que a escolha entre permanecer no plano atual ou migrar para o novo é uma questão estritamente pessoal e varia caso a caso. É importante o assistido ler as duas minutas de Regulamento já disponibilizadas pela Sistel e analisá-las detalhadamente, identificando suas diferenças, participar da reunião do dia 1/jun para tirar suas dúvidas e aguardar o simulador para comparar os valores possíveis do novo benefício no InovaPrev, para só então pensar em tomar qualquer decisão a respeito.
O principal motivo para a criação deste novo plano e o consequente fechamento do CPqDPrev para ingresso de novos participantes, foi a busca da redução de riscos futuros por parte da Patrocinadora, pois eventos como a redução da taxa de juros, a maior longevidade dos assistidos, a renda vitalícia dos assistidos baseada em reajustes indexados e o surgimento de cônjuges mais jovens, por exemplo, poderiam provocar dívidas futuras não controláveis.
Pelas consultas recebidas até o momento as maiores preocupações e dúvidas dos assistidos recaem na possibilidade da perda de direitos adquiridos no caso da não migração, no incentivo velado para a migração (através do oferecimento de saque parcial de 25% da reserva) e na possibilidade de surgimento de déficits no plano, caso muitos participantes e assistidos migrem e, para isto, a Sistel necessita ainda esclarecer a razão da colocação de vários itens adicionais na minuta do CPqDPrev.
A palestra proferida no CPqD no dia 24/maio ao mostrar que no CPqDPrev existe mutualismo entre os assistidos e no InovaPrev existirá individualismo na fase de concessão de benefícios, trouxe muitas dúvidas aos assistidos, pois o esvaziamento do CPqDPrev poderia então prejudicar os assistidos não migrantes. Este ponto precisa também ser esclarecido pela Sistel, pois enquanto fala-se em mutualismo entre assistidos, menciona-se que cada assistido terá sua Reserva Individual calculada para optar ou não pela migração.
Sugiro a leitura de três outros posts publicados neste blog, sobre o mesmo assunto: 

Sistel: Plano CPqDPrev será fechado para novas adesões e novo plano financeiro InovaPrev o substituirá. Participantes ativos e assistidos terão opção de migrar.




Obs: Todos os posts relacionados aos Planos CPqD passam a ter um marcador (tag) específico para facilitar sua consulta. Na coluna esquerda deste blog, no box Marcadores, existe uma lista dos diferentes Marcadores que possibilita a consulta com esta facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".