quarta-feira, 21 de março de 2018

Eleições Conselheiros Sistel: Votação encerrada, resultados certamente indicarão que muitos não votaram devido ao extravio ou não recebimento de suas senhas


Processo eleitoral da Sistel necessita ser alterado e melhorado

Independente de qualquer resultado das urnas, mais uma vez ficou constatado que o envio de senhas pelo Correios não funciona nos dias de hoje (nem do passado), que faltou incentivo por parte da Sistel para a votação (explicação do que são e a importância dos conselhos dentro da governança, papel dos conselheiros eleitos como representantes dos participantes e assistidos, etc) e que as eleições regionalizadas para uma entidade de alcance nacional não fazem o menor sentido. O índice de abstenção nestas eleições certamente demostrará novamente a comprovação destes fatos.

Quanto ao envio de senhas, a culpa não cabe exclusivamente à Sistel, pois já existem diversos sites para eleição em que o eleitor, dentro de sua área restrita, gera on line uma senha aleatória para votação. A Fundação alega que 70% dos associados não acessam a internet. Este fato poderia ser comprovado se a Sistel nos informasse em seu resultado o percentual de votos pelo telefone e pela internet, em cada uma das quatro regiões. Em 2015 ela não nos forneceu esta estratificação. Este ano nem os dados demográficos de cada região foram fornecidos às chapas candidatas.

Grande parte dos participantes e assistidos também é culpada pelo desinteresse nas eleições, pois não se importam mesmo pelo assunto, alem de receberem a senha com muita antecedência às eleições. Exatamente neste ponto é que faltou aos eleitores o incentivo da Sistel à votação. A solicitação e envio da 2a. via da senha também é arcaica e pelo mesmo meio que a 1a. via e leva poucas pessoas a solicitarem. Com isso a maioria dos participantes e assistidos fica a margem da escolha de seus representantes, por vontade própria, por alienação ou por confiar plenamente na entidade e em seus dirigentes. 

Quanto a insistência na regionalização das eleições, muito já se falou e se escreveu formalmente sobre o assunto. Alegações contrárias é o que não falta e a Sistel já foi suficientemente informada a respeito, mas a principal delas é alijar do processo  eleitores que querem participar  da escolha de seus representantes, de seus planos, apenas por residirem em outros estados ou mesmo fora do país. Cria-se assim a massa dos interessados, mas alijados do processo eleitoral da Sistel.

As urnas já foram fechadas, o resultado poderá ser divulgado amanhã a noite e só nos resta desejar que ganhem os melhores para nossos participantes e assistidos da Sistel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".