sexta-feira, 16 de março de 2018

Fundos de Pensão: Especialista global da Mercer apresentou pesquisa sobre os desafios da seguridade


A líder global da área de Gestão de Patrimônio Individual da Mercer, Renee McGowan apresentou dados de pesquisa da consultoria sobre os desafios e expectativas de empregados e empregadores sobre a aposentadoria no mundo atual. A palestra ocorreu nesta quarta, 14, no Centro Educacional Abrapp, em São Paulo.

Apresentada pela primeira vez no Fórum Econômico Mundial, realizado no final de janeiro em Davos na Suiça, a pesquisa “Healthy, Wealthy and Workwise” mostrou que a minoria dos entrevistados sente segurança financeira no presente e no futuro. Apenas 30% dos 7 mil entrevistados, de 12 países, acreditam que viverão mais tempo e com boa qualidade de vida na aposentadoria. Um em cada três pessoas não têm nenhum planejamento para a aposentadoria.

A baixa participação em planos de benefícios, porém, não pode ser atribuída à falta de interesse dos empregados, inclusive das pessoas mais jovens, da geração Millennials. A pesquisa mostrou que ainda persistem altos índices de interesse e confiança nos planos de aposentadoria oferecidos pelas empresas, mas que  a falta de condições financeiras ou de planejamento é o que impede a maior participação.

Novos Imperativos  
Diante desse quadro, a especialista global apontou alguns imperativos necessários para uma melhor preparação para a aposentadoria. Um dos pontos é que as pessoas estão dispostas a continuar trabalhando após os 65 anos. Cerca de 70% dos entrevistados têm a expectativa de continuar trabalhando e gerando renda após essa idade. Outro ponto importante é o uso da tecnologia para melhorar o planejamento financeira para a formação de poupança previdenciária.

Entre os jovens Millennials, 85% confiam em ferramentas tecnológicas para melhorar o planejamento e a gestão de recursos. Entre o público geral da pesquisa, 70% confia na tecnologia. Outro desafio a ser enfrentado são os custos da saúde  que estão aumentando junto com a elevação da longevidade. Renee acredita que os governos não conseguirão arcar totalmente com o aumento desses custos, por isso, será necessário que as pessoas recorram cada vez mais à cobertura privada da saúde. Para isso, será necessário ampliar a poupança individual para custear os gastos com a saúde após a aposentadoria.

Fonte:  Acontece (15/03/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".