terça-feira, 20 de março de 2018

Fundos de Pensão: O novo perfil do Participante que a Entidade precisa adaptar-se rapidamente


Poucos anos atrás, as Entidades estavam diante de um perfil de participante que, no momento da aposentadoria, se comparava com outro e perguntava:
"Como podemos ter um valor de benefício tão diferente se entramos na empresa mais ou menos na mesma data e tivemos mais ou menos o mesmo salário?”

Hoje há um novo perfil do participante. Aquele que contata a Entidade e pergunta: ”Como pode a contribuição que foi feita a dois dias atrás não estar ainda sendo demonstrada no meu extrato?”

Esse novo perfil de participante demanda informações diretas, mas carece muitas vezes de conhecimento mais aprofundado sobre assuntos tão específicos.

Os exemplos acima são muito tradicionais nas Entidades e, quem lê rapidamente, pode não ter percebido um importante detalhe. As duas situações ocorreram em planos estruturados em modalidades totalmente distintas.
O primeiro, em um Plano de Benefício Definido e o segundo em um Plano de Contribuição Definida.

Temos hoje dois perfis de participante. Um perfil que faz parte de uma geração que ingressou no mercado de trabalho recentemente e que acessa informações através de seus smartphones, tablets, computadores e outro perfil de participante que dá preferência para atendimentos presenciais.

Mas imagina uma situação que independe da diferença cultural existente entre esses dois perfis de participante como, por exemplo, se eles fizerem parte do mesmo Plano de Benefício?

Independentemente do perfil do participante, os dois devem ter o conhecimento porque compartilham dos mesmos riscos. Junto com o avanço tecnológico, surgiram também mudanças significativas no cenário econômico e previdencial brasileiro com novos riscos que impactam significativamente a formação de reserva, nível contributivo e o valor do benefício, criando um novo papel para o participante nos Planos de Benefícios.

Um fato curioso é que ainda hoje existem participantes de Planos de Contribuição Variável ou Contribuição Definida que pensam que o valor do seu benefício será calculado com base no salário no momento da aposentadoria.
Como vimos neste trabalho, essa impressão está totalmente equivocada.

Esse novo perfil de participante ao entrar em contato com a Entidade não quer aguardar a informação 10, 20 ou 30 dias. Se há demora no retorno de informação há um desconforto e uma insegurança que pode colocar em dúvida a credibilidade e a confiança na Entidade, o que cria a necessidade novos padrões de governança revolucionando os meios de comunicação das Entidades com seus participantes e patrocinadores e monitoramento de riscos.

Fonte: CTR Sudeste da Atuária - ABRAPP (janeiro 2018)

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