A decisão que o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou nesta quarta-feira ao obrigar o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) a reajustar os vencimentos de um aposentado ao teto instituído em 1998, mesmo este tendo se retirado em 1995, abriu um precedente para que os outros aposentados também peçam a revisão de suas pensões. Porém, estes terão que correr atrás de seus direitos, pois o instituto não alterará nenhum valor de forma administrativa.
"Você precisaria entrar na Justiça para conquistar esse direito, o INSS não fará o reajuste automaticamente (a todos beneficiados com a decisão do STF)", afirmou o advogado André Luís Marques, presidente do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE) e sócio da Exposito & Marques.
Na ação ganha pelo aposentado nesta quarta-feira, o reclamante, que recebia R$ 1.081,50, cifra considerada o teto de acordo com o limitador vigente de 1995, exigiu que seu salário fosse reajustado com base na Emenda Constitucional de 1998, que estipulava o teto em R$ 1.200.
A decisão do STF cria jurisprudência para outros processos de revisão de pensão.
O Ministério da Previdência anunciou que irá cumprir a sentença judicial, mas não se posicionou a respeito do caso. O ministério nega o pagamento retroativo da diferença entre os dois limitadores, adicionado da inflação correspondente.
Fonte: Terra (09/09/2010)
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
INSS: aposentados beneficiados pelo STF têm que entrar com ação
Postado por
Joseph Haim
às
15:07:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
INSS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".