Receita retém declarações de Imposto de Renda de participantes por dados divergentes
Um número significativo de participantes de fundos de pensão está com sua declaração de IR 2011/2012 pendente de processamento na Receita Federal. A dificuldade foi gerada por uma suposta diferença nas contribuições à previdência complementar, uma vez que o valor indicado na declaração do contribuinte é maior que o informado pela empresa empregadora. Isso ocorreu basicamente com os participantes que efetuaram contribuições não descontadas diretamente em folha, como aportes eventuais e contribuições de autopatrocinados ou destinadas a planos instituídos.
Tal fato tem levado os participantes a concluir que os fundos não informaram corretamente os valores contribuídos e, por isso, eles tiveram suas declarações retidas. Mas o fato é que, segundo a legislação vigente, as Entidades Fechadas de Previdência Complementar não precisam informar à Receita contribuições dessa natureza. É dever do contribuinte informar fidedignamente os valores aportados e manter os comprovantes guardados.
Preocupada com os participantes nessa situação e com possível desestimulo ao fomento, a Associação Brasileira das e Entidades Fechadas de Previdência Complementar - Abrapp entrou em contato com a Secretaria de Políticas de Previdência Complementar – SPPC para buscar uma solução. O secretário-adjunto José Edson da Cunha Júnior prontamente contatou a Receita Federal. Paralelamente, a advogada tributarista Patrícia Linhares está preparando um oficio à Receita descrevendo os fatos e o prejuízo que pode causar à imagem do sistema, pedindo a suspensão da retenção em “malha fina” e a criação, se necessário, de mecanismo de transmissão desses dados de contribuição para 2013 semelhante ao adotado pelos planos de saúde.
Fonte: Forluz/AssPreviSite (11/06/2012)
segunda-feira, 11 de junho de 2012
IR: Participantes de Fundos de Pensão que fizeram contribuições não descontadas em folha (aportes eventuais e autopatrocinados) podem estar na Malha Fina da Receita
Postado por
Joseph Haim
às
12:36:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
fundos de pensão,
IR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".