terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Anthropic com nova verão do Claude, do TikTok e do Spotify

A Anthropic lançou o Claude Opus 4.6, apresentado como sua versão mais avançada de modelo de IA, com foco em uso corporativo. Segundo a empresa, o novo sistema consegue planejar tarefas com mais cuidado, sustentar fluxos automatizados por mais tempo e operar com mais confiabilidade em bases de código maiores, além de revisar e depurar o próprio código, identificando erros sozinho. A aposta é que o modelo seja usado em atividades cotidianas de trabalho, como análises financeiras, pesquisa e produção de documentos, planilhas e apresentações. (Capacity Global)

Aliás, esse modelo mais recente da Anthropic encontrou mais de 500 falhas de segurança graves, até então desconhecidas, em bibliotecas de código aberto, com pouca ou nenhuma intervenção humana. Segundo a empresa, o resultado veio de testes feitos antes do lançamento do Claude Opus 4.6, em um ambiente isolado, no qual o modelo recebeu acesso a ferramentas comuns de análise de vulnerabilidades, mas nenhuma instrução específica ou conhecimento especializado. As falhas iam de bugs capazes de derrubar sistemas a problemas de corrupção de memória em softwares amplamente usados. (Axios)

A União Europeia afirmou que o TikTok pode sofrer multa de até 6% do faturamento global se não mudar o que o bloco classifica como “design viciante” da plataforma. Em conclusões preliminares de uma investigação aberta há dois anos, a Comissão Europeia disse que o aplicativo não adota medidas eficazes para mitigar impactos negativos, especialmente sobre menores de idade, citando recursos como rolagem infinita, reprodução automática, notificações constantes e sistemas de recomendação altamente personalizados. Bruxelas avalia que esses mecanismos incentivam o uso compulsivo e representam riscos à saúde mental. (Folha)

O Spotify anunciou mudanças no funcionamento do seu Modo Desenvolvedor, a camada usada para testar aplicativos de terceiros com acesso às APIs da plataforma. A partir de agora, será obrigatória uma conta Premium, o número de usuários de teste cai de 25 para cinco e parte dos endpoints será descontinuada. A empresa diz que a decisão responde ao aumento de usos automatizados e apoiados por IA, que teriam elevado os riscos na escala atual do serviço. (TechCrunch)

Fonte: Meio (09/02/2026)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".