quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Sistel: Rendimento das aplicações do PAMA neste ano já estão 41% superiores a sua meta, enquanto do InovaPrev 14% abaixo da meta


Resultados de setembro sobre o retorno de investimento dos planos da Sistel mostram que o plano assistencial PAMA vai muito bem e apresenta um rendimento acumulado nesse ano de 8,6% , enquanto sua meta atuarial prevista era de 6,1%. Isso significa que o montante de R$ 3 bi trazidos em 2015, desde o plano PBS-A, foi alem do necessário e hoje essas reservas no PAMA já representam R$ 4 bi.

Sendo assim, já passou da hora de rever e reduzir abruptamente os percentuais de coparticipação dos usuários do plano PAMA puro e PCE, que podem chegar a 43,06% do benefício no PAMA puro, em qualquer tipo de evento (caso não tenha realizado, ou ficou impossibilitado de realizar o pacote anual de exames preventivos da Sistel) ou a 38,10% no mesmo caso no PCE. É justamente essas elevadas coparticipações do PAMA puro que o tornaram conhecido como "plano de uso único".

Igualmente é necessário rever os valores das contribuições mensais por grupo familiar do PCE, onde há faixas de benefícios em que a contribuição mensal familiar do assistido pode chegar a 69% ou 64% de seu benefício (início da 2a. e 3a. faixa de renda), alem da necessidade de ajustar-se esses valores de contribuições por faixas, pois hoje pode haver, dentro da mesma faixa de renda, um grupo familiar jovem, recém ingressado no PCE, que contribua com o dobro de outra família que aderiu ao PCE em 2004.

Para ser justo e democrático as contribuições do PCE, que existem como forma de custeio desde que o aditivo PCE foi criado em 2004 e como forma de diferenciá-lo como aditivo do PAMA puro, deveriam basear-se num percentual fixo sobre a renda recebida. Somente desta forma não teríamos distorções como as de hoje em que quanto maior o benefício recebido, menor o percentual pago como contribuição mensal.

Por outro lado o plano InovaPrev, que andava capenga quanto a seu rendimento mensal, voltou a atingir em setembro a sua meta atuarial, mas mesmo assim, no computo dos 9 primeiros meses do ano, segue ainda 14% abaixo da meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".