sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

INSS: É fake que todos os aposentados têm até o fim de fevereiro para fazer prova de vida e continuar a receber benefício do INSS



Mensagem que circula em redes sociais é falsa. Aposentado tem de realizar prova de vida uma vez a cada 12 meses e data é definida pelo banco onde ele recebe o benefício.

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que termina em 28 de fevereiro o prazo para que todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios do INSS realizem a prova de vida. É #FAKE.

O prazo para realização da prova de vida não se encerra em 28 de fevereiro. Os beneficiários têm de comparecer uma vez a cada 12 meses à agência onde recebem o benefício para realizar o procedimento. As datas de comparecimento variam de banco para banco.

O procedimento – que exige que o beneficiário vá à agência bancária onde recebe o benefício para provar que está vivo – é realizado para evitar fraudes. Ele é obrigatório para todos os beneficiários do INSS.

Algumas instituições definem que a prova de vida deve ser realizada na data de aniversário do benefício. Outros convocam o beneficiário um mês antes de vencer o prazo da última prova.

A mensagem falsa começou a circular em 2019. A confusão ocorreu, em parte, porque excepcionalmente em 2018 o INSS deu prazo adicional até 28 de fevereiro daquele ano para atender os segurados que não tinham feito a comprovação de vida no prazo original em 2017. Um detalhe que mostra que o texto foi apenas reciclado é que 2020 é ano bissexto (e, portanto, o mês de fevereiro acaba apenas no dia 29).

O INSS e a Secretaria da Previdência dizem que os beneficiários devem consultar diretamente seu banco pagador para saber quando devem fazer a prova de vida. O procedimento tem que ser feito todo ano para que o aposentado ou pensionista não corra o risco de ter o pagamento suspenso.

Fonte: G1 (09/01/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".