sábado, 4 de maio de 2019

Fundos de Pensão: Previc divulga ETTJ Média (variação da taxa de juros a ser aplicada aos planos em função de seu duration) para o ano de 2019




A Previc divulgou ontem a Estrutura a Termo de Taxa de Juros (ETTJ) Média para o exercício de 2019, conforme prevê a Instrução Previc nº 10/2018. 

As taxas divulgadas correspondem à média dos últimos cinco anos das ETTJ diárias, em vez dos três anos anteriores, e tem por base os títulos públicos federais indexados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

A taxa a ser aplicada pela entidade deve se situar no intervalo definido pelos limites inferior e superior, os quais dependem da duração do passivo do plano de benefícios. 

As taxas aplicáveis a cada plano, de acordo com a duração do seu passivo, estão em uma tabela anexa à Portaria. 

Por exemplo, um plano com uma duração de 10 anos utilizará uma taxa parâmetro de 5,84%, ante uma taxa de 5,99% em 2018. Para esses 10 anos de duration do plano em 2019, média dos planos da Fundação Sistel, o limite inferior da taxa a ser utilizado é de 4,09% e o superior de 6,24%.

De maneira geral, houve uma redução nas taxas parâmetro em relação ao ano anterior, e são esperadas quedas mais expressivas para os próximos anos, refletindo o movimento de redução do juro real na economia brasileira. 



(clique sobre a tabela p/ ampliá-la)

Fonte: Investidor Institucional e Aposentelecom (03/05/2019)

Nota da Redação: Note que a taxa de juros utilizada pela Sistel neste ano, em todos seus planos previdenciários BD e CV, é de 4,19%, muito próxima ao limite inferior imposto pela Previc, fato que contempla um fator de segurança maior a todos seus planos, resultando porem num benefício futuro menor aos participantes ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".