quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Itália desiste de alterar idade para aposentadoria

O governo da Itália decidiu abandonar o plano de adiar a aposentadoria de alguns trabalhadores, segundo informaram fontes ligadas ao tema. De acordo com o plano que foi cancelado, os italianos não poderiam mais incluir os anos de faculdade e serviço militar no período de 40 anos de trabalho necessário para poder se aposentar. O serviço militar era obrigatório no país até 2005.
Ao desistir da medida, o governo fica com um déficit de 45,5 bilhões de euros no seu pacote de cortes no orçamento. As fontes afirmaram que a reforma no sistema de aposentadoria geraria uma economia de 1 bilhão de euros a partir de 2014, um buraco que agora o governo tentará cobrir com um aumento na fiscalização contra a sonegação fiscal.
O recuo é outro golpe para a coalizão do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que tenta há meses montar um plano de austeridade que satisfaça sua instável base aliada e também o Banco Central Europeu (BCE). O banco começou a comprar grandes quantidades de bônus italianos, em um esforço para impedir que o país seja contaminado pela crise da dívida soberana que assombra a zona do euro.
Faltando poucas semanas para o Parlamento dar sua decisão final sobre o pacote, Berlusconi está ficando sem opções. Ele já desistiu de um plano de cobrar um imposto de “solidariedade” dos italianos que ganham mais de 90 mil euros por ano. E também afrouxou planos de reduzir os financiamentos do governo para cidades pequenas. Segundo a imprensa local, uma das novas medidas estudadas pelo ministro de Economia, Giulio Tremonti, é elevar a taxa do imposto de valor agregado para 21%, dos atuais 20%.  

Fonte: Agência Estado (01/09/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".