Os recursos geridos pelas entidades fechadas de previdência somavam R$ 629,893 bilhões em junho, de acordo com a Abrapp, associação que reúne os fundos de pensão. O valor é 1,84% menor que o registrado em dezembro de 2012.
A performance ruim dos investimentos no período explica o recuo do patrimônio. De janeiro a junho, a rentabilidade estimada dos fundos de pensão foi negativa em 0,69%. No período, a meta de rentabilidade (meta atuarial) das fundações, de INPC mais 5,75% ao ano, ficou em 6,23%, segundo a Abrapp. A título de comparação, o CDI ganhou 3,43% no período.
Os investimentos em renda fixa, que respondem por 61,4% do patrimônio das fundações, apresentou retorno negativo de 0,64% no primeiro semestre. As aplicações em renda variável, com 28,6% dos recursos, tiveram rentabilidade negativa de 2,63% no período. O segmento com maior rentabilidade foi o de imóveis (4,3% dos investimentos), que teve retorno de 6,99% até junho.
Fonte: Valor online (24/09/2013)
Nota da Redação: O plano CPqDPrev, da Sistel, apresentou uma defasagem próxima de 16% em sua rentabilidade até agosto de 2013, em relação a sua meta, mesmo com a taxa de juros atuarial rebaixada a 3,8% aa.
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Fundos de Pensão tem retorno negativo no primeiro semestre, diz Abrapp.
Postado por
Joseph Haim
às
12:25:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
fundos de pensão,
Sistel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".