sexta-feira, 26 de julho de 2019

Comportamento: 8 em cada 10 que assinaram acordo de planos econômicos ainda não receberam o dinheiro



Faltam 8 meses para o prazo final de pagamento das indenizações relacionadas a perdas no rendimento das cadernetas de poupança entre os anos de 1987 e 1991

Oito em cada dez consumidores (79%) que assinaram o acordo de planos econômicos, entre os associados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ainda não receberam sua indenização. 

O acordo foi homologado em maio de 2018 e tem como objetivo a resolução dos processos sobre as perdas no rendimento das cadernetas de poupança entre os anos de 1987 e 1991.
O Itaú foi o que mais ressarciu consumidores até agora, entre os associados do Idec. O banco depositou o dinheiro para 35% dos poupadores, seguido pela Caixa, que pagou 29%. Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Safra pagaram menos de 10% dos consumidores.

“Num momento em que tanto se fala sobre impulsionar a economia do país, seria muito importante efetivar os pagamentos desse acordo e finalizar, de uma vez por todas, a dívida com os consumidores para que desfrutem do dinheiro que é seu por direito”, ressalta o advogado do Idec, Walter Moura.

Em seu site, o Idec divulgou um ranking sobre o relacionamento com as instituições bancárias e o andamento das negociações e pagamento do acordo dos planos econômicos.

O acordo prevê o ressarcimento a todos os poupadores, independentemente de vínculo com as associações signatárias, prejudicados pelos Plano Bresser, Verão ou Collor II que ingressaram na Justiça com ações individuais ou que executaram sentenças de ações civis públicas ou coletivas dentro dos prazos legais.

O Valor Investe entrou em contato com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e com os bancos citados pelo Idec.

O único que se pronunciou até agora foi o Itaú, que disse que "está trabalhando incansavelmente para honrar o compromisso assumido". A instituição diz que "foi a primeira a efetuar pagamentos à vista para seus clientes e que facilitou o processo de adesão, reduzindo os documentos necessários e realizando o pagamento em até 2 dias".

Fonte: Valor Investe (26/07/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".