quinta-feira, 25 de julho de 2019

Comportamento: Títulos do Tesouro Direto rendem mais que o Ibovespa no 1º semestre. Veja quais, todos com rendimento muito superior a poupança



É possível ter ganhos iguais ou superiores a renda variável em investimentos de renda fixa, mas rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro, ainda mais agora.
 
Com a inflação abaixo da meta do governo e a perspectiva de corte de juros em breve, títulos do Tesouro Direto deixaram de valer a pena? 
Não para quem gosta de renda fixa, investe pensando no longo prazo e tem paciência para levar os papéis até o vencimento. No 1º semestre, quatro títulos do Tesouro Direto superaram o Ibovespa, índice de referência da bolsa brasileira.

No período, o Ibovespa acumulou alta de 14,5%, o melhor desempenho para os seis primeiros meses do ano desde 2016.

Já o o título Tesouro IPCA+ com vencimento em 2045 — que paga uma taxa prefixada, mais a inflação do período — registrou retorno de 44,12%, mais que o triplo do Ibovespa.

O segundo título com maior rentabilidade acumulada no 1º semestre é o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2035. O retorno foi de 27,41%.

O terceiro título com rentabilidade acima do Ibovespa foi o Tesouro IPCA+ 2050 com Juros Semestrais, com retorno de 23,11%, seguido pelo Tesouro IPCA+ 2035 com Juros Semestrais, com retorno de 18,85%.

Veja o desempenho dos títulos do Tesouro Direto disponíveis para venda no 1º semestre:


Vai continuar assim?
Esses números provam que é possível ter ganhos superiores a renda variável - ou seja, de ações - em investimentos de renda fixa. Mas, claro, segue valendo a regra máxima do mundo dos investimentos: rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Tudo indica que os títulos do Tesouro Direto terão rentabilidade mais modesta nos próximos meses.
Isso porque, com a economia decepcionando, não há consumo suficiente para pressionar a inflação para cima e o Banco Central deve cortar a taxa básica de juros, a Selic, para estimular o crescimento econômico.

No longo prazo, investimentos de renda variável tendem a se valorizar com a recuperação do crescimento da economia, como a bolsa e os fundos imobiliários.

Mesmo assim, quem investir pensando no longo prazo vai passar por esse solavanco sem sentir tanto. O Tesouro Direto pode continuar na sua carteira de investimentos como uma opção de diversificação.

Por que ganhos tão altos?
Os títulos IPCA+, com vencimento em 2035 e 2045, têm o maior prazo entre os papéis disponíveis para investimento hoje no Tesouro Direto, sem considerar aqueles que pagam juros semestrais.

Justamente por isso eles são os mais arriscados do mercado.
Isso acontece porque é mais difícil prever como estará a situação da economia do país em 2035 ou ainda mais longe, em 2045. Assim, é comum que o preço desse título tenha oscilação grande ao longo do tempo no mercado.

Essa volatilidade, chamada de marcação a mercado, proporciona também a possibilidade de especular por ganhos mais elevados, como o observado neste início de ano.

Mas saiba que o jogo também pode virar em alguns momentos, e a rentabilidade pode ficar até negativa.

Se você não quer correr os riscos da marcação a mercado, que é essa oscilação do preço do título todos os dias úteis, é só resgatar seu investimento na data de vencimento.

Fonte: Valor Investe (24/07/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".