segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Educação Previdenciária: SPPC ampliou o número de vagas para o ótimo curso de Noções Básicas em Previdência Complementar, grátis e a distância

Órgão amplia número de vagas para o curso de Noções Básicas em Previdência Complementar 
Os 2,3 mil inscritos para a capacitação serão contemplados 
A Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) do Ministério da Previdência ampliou o número de vagas oferecidas para o Curso de Noções Básicas em Previdência Complementar. Ao todo, os 2,3 mil inscritos para a capacitação no período de 19 a 23 de setembro serão contemplados. Inicialmente, a Secretaria previu a formação de uma turma com 500 vagas. No entanto, diante do grande número de inscrições efetuadas, esse total foi ampliado. O curso é gratuito e oferecido na modalidade à distância. 
Serão formadas duas turmas para a capacitação. As aulas da primeira turma acontecerão no período de 16 a 27 de setembro. Já as da segunda turma serão realizadas no período de 23 de setembro a 4 de outubro. A Secretaria adotou o critério alfabético(primeiro nome) para definir a formação das duas turmas, de A a J na primeira turma, e, de K a Z na segunda turma. A capacitação possui carga horária de 10 horas e os alunos receberão um certificado de participação. 
De acordo com o coordenador de Acompanhamento Regulatório e Governança da SPPC, Nilton Santos, a capacitação despertou o interesse de pessoas de diferentes perfis, regiões e não ligadas ao regime de Previdência Complementar. Nesse sentido, o coordenador destaca o papel que o ensino à distância ocupa hoje no país. 
A meta da SPPC era oferecer, em 2013, 1.500 vagas para o curso à distância. No entanto, com a confirmação dessas duas turmas, a Secretaria já disponibiliza, até o mês de outubro, mais de 4.300 vagas para a capacitação. Segundo o coordenador, de acordo com a demanda, ainda há a possibilidade de que outras turmas da capacitação sejam confirmadas ainda em 2013. 
O objetivo da capacitação é divulgar o Regime de Previdência Complementar no país e conscientizar o público dos benefícios da manutenção de um plano de previdência complementar. A plataforma ministrada contém uma evolução histórica e uma abordagem sobre a seguridade social do país, com enfoque para o regime fechado de Previdência Complementar. Além disso, foi incluído um módulo sobre educação financeira. 
A Secretaria já encaminhou um e-mail aos inscritos confirmando a inscrição e informando sobre a divisão das turmas e datas. Aqueles que não tenham recebido a confirmação podem encaminhar um e-mail para sppc.coarg@previdencia.gov.br ou entrar em contato com a Secretaria pelos telefones: (61) 2021-5135 ou 2021-5905. 
O curso de Noções Básicas em Previdência Complementar foi desenvolvido e oferecido pela SPPC em parceria com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Instituto Nacional do Seguro Social (CFAI/INSS). Neste ano, a capacitação foi oferecida também para um grupo de mil servidores do instituto interessados em um aperfeiçoamento sobre tema. 
Sistema – O regime de previdência complementar brasileiro é composto hoje por 324 entidades fechadas de previdência complementar que administram 1.127 planos de benefícios. Esses planos são oferecidos por 2.542 patrocinadores, 478 instituidores e protegem aproximadamente seis milhões de brasileiros. 
Mais informações sobre o curso: 
(61) 2021-5135/20215905  sppc.coarg@previdencia.gov.br 
Fonte: Ascom/MPS (02/09/2013)

Nota da Redação: Acabei de realizar o curso Noções Básicas em Previdência Complementar e recomendo-o fortemente a todos que se interessam pelo tema. Todo participante e assistido de fundo de pensão deveria realizá-lo, mesmo aqueles que se julgam esclarecidos sobre o assunto. A estrutura do curso é muito boa e sempre haverá algo a se aprender.
Parabéns a SPPC e ao CFAI pela iniciativa de melhor informar os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".