segunda-feira, 2 de setembro de 2013

INSS: Previdência Social no futuro terá agência eletrônica na Internet para agilizar o atendimento à população

A Previdência do futuro concederá automaticamente, e com comunicação prévia, o benefício para as modalidades programáveis. Será criada a Agência da Previdência Social Eletrônica (E-Aps) na Internet. O atendimento presencial ocorrerá apenas para atualização de cadastro e realização de perícia. Esse panorama foi traçado pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Lindolfo Neto de Oliveira Sales, durante o encerramento do Congresso Nacional de Direito Previdenciário, realizado em Natal. 
O presidente do INSS acrescentou que no futuro também haverá a tramitação eletrônica de documentos, da mesma forma como já ocorre hoje com o e-Recursos, que é o sistema de recursos eletrônicos da Previdência Social. O e-Recursos permite que um cidadão apresente um recurso administrativo contra uma decisão do INSS e tenha seu pedido julgado em menos tempo. 
“Por enquanto estamos intensificando o processo de melhoria do atendimento nas agências da Previdência Social adotando medidas como a redução da demanda não agendada e a implantação de um novo modelo para o reconhecimento dos benefícios por incapacidade. Também estamos procurando melhorar nossa infraestrutura de informática e investir na profissionalização do quadro de servidores do INSS”, citou Lindolfo Sales. 
O presidente do INSS explicou que outra frente de trabalho na busca por oferecer melhores condições para o atendimento dos segurados é a ampliação da rede de agências da Previdência. Por meio do Plano de Expansão, estão sendo construídas 720 novas unidades em todo o país. “Muitas dessas unidades já foram entregues e a inauguração de outras já está agendada, como, por exemplo, no Ceará, onde o ministro Garibaldi Alves Filho entregará mais três APS na próxima semana”, antecipou Lindolfo Sales. 
Até os anos 1990, o INSS era visto como uma entidade centralizada, que não planejava a longo prazo, sem visão de futuro, com uma comunicação ineficiente e repleta de processos burocratizados. “A partir de 1998, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), implantamos o Programa de Modernização da Previdência Social (PROPEV) e remodelamos nossos processos de trabalho, desenhamos novos sistemas corporativos e implantamos um novo modelo de gestão para o INSS”, enumerou Lindolfo Sales.
Fonte: Ascom/MPS (02/09/213)

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