quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Previdência: IBDP avalia sistema previdenciário do Chile, do qual Guedes deseja basear-se


Diretora da associação afirma que o modelo de capitalização adotado reduziu o valor dos benefícios

Sobre a capitalização da Previdência, sistema cogitado pelo novo governo, a diretora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Jane Berwanger, diz que após a implantação do modelo no Chile, a aposentadoria é de 30% do que se ganhava antes.

Para Jane, que esteve em reunião com autoridades do Chile sobre previdência na última semana, após o sistema de capitalização ter sido criado no país 79% dos benefícios são abaixo do salário mínimo e 44% abaixo da linha da pobreza, pelos critérios chilenos.“A afirmação que recebi foi que a aposentadoria é de 30% do que se ganhava antes, nunca mais que isso e que, com esse valor, a pessoa fica na linha da pobreza”, afirma a advogada.Em 1983 foi criado o sistema de capitalização no Chile. Quem já estava antes poderia optar em permanecer no de repartição (público) ou migrar para o de capitalização (privado). Segundo Berwanger na época havia uma propaganda muito forte pela migração, prometendo aposentadorias muito maiores, porém não foi o que aconteceu.

Hoje existem seis fundos de pensão todos administrados por empresas estrangeiras. A advogada explica que não há garantia de valor mínimo, a pessoa recebe o valor que acumulou dividido pelo tempo que tem de expectativa de sobrevida. Como muitas pessoas não acumularam valores suficientes, desde 2008 o Estado chileno passou a pagar um piso mínimo solidário.

Fonte: DCI (19/12/2018)

Um comentário:

  1. No Modelo Chileno o empregador não contribui! Quem ganha com a Previdência Pública no Chile são as AFPs (Administradoras de Fundos de Pensão). Alguns detalhes não tem sido divulgados:
    existem beneficios de risco (doenças, incapacidade para o trabalho)?
    o que acontece com a conta do indivíduo se ele falecer antes do esperado?
    o que acontece se o indivíduo viver mais que o esperado?
    Este modelo tem tudo para ser o favorito dos patrões e do sistema financeiro, como ficará o pagamento das atuais Aposentadorias e pensões?

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".