terça-feira, 27 de maio de 2025

TIC: Presidente da Anatel será candidato à vice-liderança da UIT e Brasil também disputará vaga no conselho da agência



O Brasil vai disputar duas posições estratégicas na União Internacional de Telecomunicações (UIT)

O Conselho Diretor da Anatel já aprovou as candidaturas, conforme fontes próximas ao processo confirmaram à DPL News.


O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, foi indicado para concorrer ao cargo de Secretário-Geral Adjunto da UIT, atualmente ocupado por Tomas Lamanauskas, da Lituânia. O Brasil também pleiteará uma vaga no Conselho da UIT para o período de 2027 a 2030 e o anúncio oficial das candidaturas está previsto para o próximo dia 18 de junho.

A eleição ocorrerá durante a Conferência de Plenipotenciários da UIT (PP-26), que será realizada de 9 a 27 de novembro de 2026, em Doha, no Catar. O evento é o principal órgão decisório da UIT, reunindo representantes dos 193 Estados-Membros a cada quatro anos para definir as diretrizes estratégicas e orçamentárias da organização.

No quadro de gestão da UIT, o Secretário-Geral Adjunto é a figura que assiste o Secretário-Geral (posto mais alto na organização), atualmente ocupado por Doreen Bogdan-Martin, que atua na coordenação das atividades do organismo, na preparação e implementação de seu planejamento estratégico, na interface com outras agências das Nações Unidas e na condução de projetos de destaque, dentre outras funções. 

Nesse contexto, é relevante que um brasileiro ocupe essa posição decisiva, que pode permitir fazer avançar ainda mais os interesses do País em agendas de transformação digital que são fundamentais para nosso desenvolvimento econômico e social. Ao mesmo tempo, a candidatura reforça o protagonismo do Brasil nos debates essenciais para que desafios globais relevantes sejam endereçados de forma multilateral.

A UIT, além de ser a mais antiga organização internacional ainda em atividade, tem sua importância renovada diante das discussões emergentes no âmbito das Nações Unidas como a governança da inteligência artificial e da gestão de recursos escassos cada vez mais estratégicos, como o espectro de radiofrequências e as órbitas satelitais.

Fonte: DPL News (23/05/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".