domingo, 28 de fevereiro de 2021

Fundos de Pensão: Presidente do maior fundo de pensão do Canadá é obrigado a renunciar após notícia de tomar vacina no exterior



Mark Machin teria ido aos Emirados Árabes para se vacinar apesar da recomendação do governo canadense para que a população evite viagens ao exterior durante a pandemia

O Canada Pension Plan Investment Board (CPPPIB) informou nesta sexta-feira que aceitou a renúncia de seu presidente-executivo, Mark Machin, um dia depois do “Wall Street Journal” ter noticiado que ele viajou aos Emirados Árabes Unidos para ser vacinado contra a covid-19.

O CPPIB, o maior fundo de pensão do Canadá, disse que John Graham substituirá Machin como presidente-executivo de forma imediata. Graham está no fundo há uma década e é um dos principais diretores da instituição. Antes, ele já havia atuado como chefe global de investimentos de crédito.

Machin, que trabalhou para o Goldman Sachs por duas décadas, foi aos Emirados Árabes Unidos para se vacinar apesar da recomendação do governo do Canadá para que a população evite viagens ao exterior durante a pandemia.

O presidente do CPPIB foi vacinado enquanto idosos e pessoas de grupos de risco ainda aguardam a chance de serem imunizados no Canadá, onde a campanha de vacinação também está sendo lenta, assim como em outras partes do mundo.

O CPPIB não é controlado pelo governo do Canadá, mas administra o dinheiro que servirá para as aposentadorias de cerca de 20 milhões de canadenses que contribuem com o plano de previdência pública do país.

No entanto, os membros do conselho do CPPIB são selecionados pelo Ministério das Finanças. Ontem, a titular da pasta, Chrystia Freeland, discutiu o assunto com a diretoria do fundo.

“Estamos muito decepcionados com esta situação preocupante e apoiamos a ação rápida tomada pelo Conselho de Administração”, disse a porta-voz do Ministério das Finanças, Katherine Cuplinskas, nesta sexta-feira.

Fonte: Valor (26/02/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".