sábado, 6 de fevereiro de 2021

Idosos compartilham suas vacinações e viram os mais novos 'influencers' no Rio



Mesmo longe da vida virtual, eles ganharam o protagonismo das redes sociais no início da campanha de imunização

Quando acordou na manhã desta quinta-feira, por volta das 7h30, o farmacêutico aposentado José Almeida Costa sabia das emoções que o aguardavam. Aos 92 anos, o idoso recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em um posto de saúde na Gávea. Para ser imunizado, ele decidiu ser mais forte que a dor de ter perdido para a doença, no dia anterior, a companheira de toda uma vida, vencida pela doença após um mês internada. Depois de superar perdas como a de José, sentir finalmente alívio após quase um ano de confinamento ou até euforia por poder, logo logo, abraçar filhos e netos, os idosos vacinados, mesmo longe da vida virtual, ganharam o protagonismo das redes sociais. Famílias têm feito questão de compartilhar na internet o flagrante do momento ao mesmo tempo histórico e carregado de sentimentos. Foi assim com a história de José que foi parar no Instagram, graças ao neto que, de casa, postou a foto do vô.

— Apesar de triste, ainda sou capaz de vibrar por algumas coisas. A vacina é uma delas. Um dia marcante para mim, pela minha profissão e pelo fato histórico. A minha mulher não teve a oportunidade de se vacinar, se foi antes. Mas estou aqui por nós — diz José, que mora no Jardim Botânico.

Até o fim do mês, todos com 75 anos ou mais deverão estar vacinados. Acompanhada pelo filho Rui Jorge, de 66 anos, e por um dos oitos netos, a aposentada Neusa Jorge, de 92 anos, estava em clima de recomeço. Animado, o filho capturou pela tela do celular o momento exato em que Neusa recebeu a tão esperada agulhada da CoronaVac. Para Rui, a mãe poderá retomar as caminhadas que tanto a distraía antes de ser isolada na quarentena:

— Ela tem um quadro de Alzheimer, que se agravou com o isolamento social.

Amália Ventania, de 93 anos, quer rever a irmã, também idosa, que ainda não foi vacinada. Por enquanto, vão comemorar pelas redes sociais do neto, o cuidador de idosos Rodrigo Ventania, de 29 anos.

— Tirei a foto para postar no meu Instagram — entrega Rodrigo.

Técnica de enfermagem há sete anos no posto da Gávea, Priscila Carvalho, de 47 anos, também faz bico de “lambe-lambe”, a pedidos de parentes.

— Tenho paciência porque são segundos especiais. Afinal, eles fazem parte do 1% que está sendo imunizado.

Fonte: O Globo (05/02/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".