quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

TIC: Telebras lança acesso à internet por satélite para veículos



A estatal lançou a nova modalidade de conexão à internet em parceria com a operadora americana Viasat 

Acesso será feito por antenas instaladas em automóveis e embarcações fluviais ou marítimas 

Na fila de estatais a serem privatizadas pelo atual governo, a Telebras lançou nesta terça-feira (23) uma nova modalidade de conexão à internet com a rede comercial do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGCD) em parceria com a operadora americana Viasat. Trata-se do acesso à rede mundial com antenas instaladas em automóveis e embarcações fluviais ou marítimas.

Em cerimônia na sede do Ministério das Comunicações, o presidente da Telebras, Jarbas Valente, informou que a tecnologia deverá suprir a necessidade de agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal em operações nas estradas, além de ambulâncias que atendem a ocorrências de acidente em regiões remotas.

A conexão poderá alcançar também, disse ele, empresas de ônibus do transporte de passageiros interestaduais, tanto para melhorar a segurança quanto a oferta de rede WiFi.

Valente explicou que o novo serviço de conexão, inédito no Brasil, oferece velocidade de até 20 megabits por segundo (Mbps). O equipamento também é compatível com as redes de celular mais modernas (4G ou, no futuro, o 5G), para o caso de queda do sinal de satélite.

Segundo Valente, o equipamento consegue sustentar o sinal de internet com o veículo na velocidade de até 185 quilômetros por hora. Ele disse que, na Europa, a tecnologia é fornecida para os trens de alta velocidade, o “trem-bala.” No Brasil, a especificação contempla agentes policiais que participam de operações contra o crime organizado.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que a conexão por satélite oferecida pela Telebras tem levado internet de qualidade onde a rede fixa de serviço, que “leva mais tempo e dinheiro” para ser implantada, não conseguiu chegar ainda. Ele lembrou que a maior parte destas localidades estão no Norte e no Nordeste do país.

Deserto digital

“Temos no Brasil um deserto digital, em torno de 20% da população brasileira que não tem internet. Isso representa muito mais do que vários países da Europa, são 45 milhões de brasileiros”, disse o ministro.

O presidente da Telebras informou que, dos cerca de 13,5 mil pontos de conexão instalados, 645 estão em unidades básicas de saúde, sendo 232 em território indígena, 574 em unidades de segurança pública e 9.636 em escolas públicas (estaduais, municipais e rurais), com mais de 2,6 milhões de estudantes em localidades isoladas.

“Isso é levar um pouco de cidadania para essas pessoas. Quem está em casa e está reclamando com televisão, internet, com tudo funcionando imagina aqueles que não tem acesso a nada”, afirmou Faria. Segundo ele, a Viasat informou que dispõe de capacidade para instalar dois mil pontos da internet veicular com sinal de satélite a cada mês.

Fonte: Redação Agro (23/02/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".