segunda-feira, 20 de maio de 2024

TIC: Apple lança novo recurso de acessibilidade para controlar o iPhone com os olhos



Novos recursos de acessibilidade no iPhone e iPad podem melhor a experiência de uso de pessoas com deficiência; confira quais novidades serão lançadas pela Apple

A Apple anunciou na quarta-feira (15) uma série de novos recursos de acessibilidade voltados para usuários de iPhone e iPad. Entre as novidades, estão a possibilidade de usar o smartphone apenas com o movimento dos olhos e atalhos vocais em músicas no aparelho para pessoas com surdez. Os recursos, que funcionam por meio da inteligência artificial (IA) ainda não tem data definida para o lançamento, mas é esperado que a empresa os lance com a futura atualização do iOS 18 e iPadOS 18 no segundo semestre deste ano. A seguir, confira mais detalhes sobre as novidades.

O recurso Eye Tracking (rastreamento ocular) funciona mediante uma IA conectada à câmera frontal do dispositivo, que acompanha o movimento ocular do usuário através do mecanismo de aprendizado de máquina. Assim, após percorrer a tela com os olhos, o usuário precisará apenas fixar o olhar em um único ponto para acionar alguma funcionalidade desejada.

A Apple também anunciou que pessoas com deficiência auditiva poderão ter experiências sensoriais com músicas no iPhone através do Music Haptics. Toda a vez que o usuário selecionar uma música, a funcionalidade emitirá diferentes tipos de vibrações no aparelho e outros efeitos no ritmo da canção selecionada. A ferramenta estará disponível para que desenvolvedores a integrem a outros aplicativos por meio de API.

Outro recurso de acessibilidade interessante divulgado pela Apple é o de atalhos vocais para a realização de tarefas de forma mais ágil com a Siri. O usuário poderá gravar um comando para a inteligência artificial realizar a tarefa sem a necessidade de chamá-la previamente, o que pode ser útil para pessoas que possuam algum tipo de problema de saúde degenerativo em relação à voz.

iPhones e iPads também terão uma funcionalidade voltada para pessoas que sentem algum tipo de enjoo ou mal-estar ao usar os eletrônicos em veículos. O recurso, chamado de Motion Cues (sinais de movimento), funciona mediante pontos móveis na tela que conseguem reconhecer e simular o movimento do veículo em deslocamento, ação que diminui a sensação incômoda e facilita o manuseio. Ainda segundo a Apple, os usuários poderão ajustar o recurso de forma automática ou desativá-lo na Central de Controle.

A Apple também liberará mais opções de vozes no VoiceOver personalizadas para pessoas cegas ou com baixa visão. Os usuários poderão aproveitar também a Digitação em Foco, que fornece tamanhos de fontes maiores e cores personalizadas e o uso da câmera do iPhone para o reconhecimento de toques com o Switch Control.

Fonte: TechTudo (16/05/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".