terça-feira, 14 de maio de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da OpenAI, Amazon, Mercado Livre e Microsoft

O Google que se cuide, pois a OpenAI pode estar preparando para anunciar, nesta segunda-feira, um novo produto de busca baseado em inteligência artificial (IA) para concorrer com a big tech. Segundo a Reuters, embora a dona do ChatGPT não tenha confirmado o lançamento, rumores apontam que o anúncio pode acontecer antes da conferência anual do Google, que começa amanhã. A expectativa é que o produto da OpenAI seja uma extensão do bot de IA generativa, permitindo que ele extraia informações mais diretas da internet e inclua citações. (Reuters)

A Amazon e o Mercado Livre foram notificados na sexta-feira pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) devido à venda de celulares irregulares. As empresas tiveram até ontem para retirar anúncios de smartphones ilegais de suas plataformas. Segundo a Senacon, que é ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, os aparelhos anunciados não têm homologação e certificação junto à Anatel, nem carregador padrão ou garantia, e “representam uma ameaça à saúde dos consumidores". Em nota, a Amazon informou que exige que todos os produtos ofertados no site por vendedores parceiros possuam licenças. Já o Mercado Livre afirma que atua proativamente para coibir tentativas de mau uso da sua plataforma. (g1)

A Microsoft foi condenada a pagar US$ 242 milhões à IPA Technologies por violação de patente no software de assistente virtual Cortana. Na decisão, a Justiça de Delaware, nos Estados Unidos, concluiu que a tecnologia da big tech viola os direitos da IPA, que entrou com a ação contra a dona do Windows em 2018. A Microsoft afirmou que recorrerá da decisão e está “confiante” de que nunca violou as patentes da IPA. O Cortana foi desativado no Windows 11 no ano passado, após o lançamento do Bing Chat, que mais tarde passou a se chamar Copilot. (Reuters)

Fonte: Canal do Meio (13/05/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".