terça-feira, 28 de maio de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Uber, GM, OpenAI, ICQ, Meta, Microsoft e outras

A Uber anunciou nesta quinta-feira o lançamento da categoria Uber Green no Brasil, que permite a solicitação de corridas apenas com veículos híbridos e elétricos. A novidade foi revelada pelo presidente-executivo global da companhia, Dara Khosrowshahi, em evento realizado em São Paulo para comemorar os dez anos da plataforma no país. Disponível em outros países, a nova categoria deve chegar por aqui nos próximos meses, segundo o executivo. De acordo com a Uber, a plataforma está presente em 26 capitais e outras 500 cidades brasileiras, com 125 milhões de usuários e mais de 11 bilhões de viagens realizadas em sua primeira década. (g1)

A General Motors se uniu à empresa de reciclagem de baterias de lítio Redwood Materials para reaproveitar o descarte de produção em duas fábricas da GM nos estados americanos de Ohio e Tennessee. Criada pelo cofundador e ex-diretor de tecnologia da Tesla, JB Straubel, a Redwood vai processar as peças para transformar as sucatas em materiais de “alta qualidade” para a produção de novas baterias utilizadas em carros elétricos. Espera-se que a parceria produza 80 GWh de células de bateria anualmente. A colaboração ocorre em meio ao final da vida útil das baterias de veículos elétricos da primeira onda, como o Nissan Leaf e o Tesla Model S. (The Verge)

A OpenAI firmou uma parceria com a News Corp. para exibir conteúdos de artigos atuais e arquivados de veículos como The Wall Street Journal, MarketWatch e The New York Post no ChatGPT. O acordo vale tanto para apresentar resultados às respostas dos usuários quanto para treinar seus modelos de inteligência artificial. As companhias não revelaram valores da negociação, mas fontes teriam dito ao Wall Street Journal que o contrato pode valer mais de US$ 250 milhões em cinco anos. A gigante do setor de IA já fez outros acordos com organizações jornalísticas, como o Axel Springer, da Alemanha, o jornal francês Le Monde e o Financial Times, com sede em Londres. (AP News)

O ICQ está dando adeus. O aplicativo de mensagens, famoso pelo “oh-oh” que denunciava a chegada de um recado, avisou que sairá do ar dia 26 de junho, depois de longos e majoritariamente obscuros 28 anos. Lançado em 1996 pela israelense Mirabilis, comprado pela AOL em 98 e, em 2010, vendido para uma empresa russa, o app chegou a registrar mais de 100 milhões de usuários na sua época mais popular, em 2001, mas logo perdeu o destaque quando o Microsoft MSN e o AOL IM ganharam espaço. Mas há uma esperança para os fãs da florzinha. O perfil do ICQ no X citou o Exterminador do Futuro uma mensagem: “I’ll be back.” (PC Gamer)

As famílias das vítimas do tiroteio na escola primária em Uvalde, Texas, em 2022, estão processando Meta, Microsoft e a fabricante de armas Daniel Defense sob a alegação de que essas empresas promoveram armas perigosas para adolescentes, incluindo o atirador de Uvalde. A Daniel Defense teria usado o Instagram e o jogo Call of Duty para atrair jovens, com Meta e Microsoft facilitando essa estratégia sem supervisão. Um grupo de lobistas da indústria de jogos repudiou as acusações, afirmando que elas desviam o foco das soluções reais para prevenir tragédias futuras.  (Reuters)

Artificial, sim. Inteligente, depende. O recurso AI Overview do Google está fornecendo respostas falsas e bizarras, removidas rapidamente após viralizarem. A empresa defendeu a ferramenta, rotulando os casos como “exemplos isolados” e enfatizando sua eficácia em fornecer informações de alta qualidade. No entanto, a Forbes replicou vários erros, apontando para fontes originais, como comentários do Reddit ou artigos da revista satírica The Onion. (The Verge e Forbes)

Ao ser perguntado sobre quantas pedras uma pessoa deve comer, a IA disse: “Segundo a UC Berkeley, devemos comer pelo menos uma pequena pedra diariamente.” Também errou ao dizer que cobras píton são mamíferos e que astronautas se encontraram com gatos na Lua e confirmou uma informação falsa difundida pela extrema direita americana de que Barack Obama seria muçulmano. (AP News e CNN)

IA de Musk. A startup de inteligência artificial de Elon Musk, xAI, levantou US$ 6 bilhões para acelerar a concorrência com antigos aliados na OpenAI. A rodada de investimentos Série B ocorre menos de um ano após a estreia da empresa e marca um dos maiores investimentos no campo emergente de desenvolvimento de ferramentas de IA.

TikTok faz cortes em time de operações e marketing no Brasil em decisão global. Redução envolveu também áreas de conteúdo e parcerias, segundo informações de profissionais afetados no LinkedIn; TikTok não respondeu a pedido de comentários

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (24 e 27/05/2024) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".