sábado, 30 de novembro de 2024

Patrocinadoras Sistel: CPQD desenvolve Digital Twin (Gêmeo Digital) para Amanco

 


A prova de conceito com a Amanco é parte de um projeto maior que visa promover a adoção do Gêmeo Digital na indústria e tem o apoio da Softex e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

O CPQD, referência em inovação tecnológica no Brasil, desenvolveu o projeto piloto de “Gêmeo Digital” para a Amanco Wavin, referência na produção de plástico para a construção. Utilizando técnicas de Realidade Aumentada, IoT e Machine Learning, a solução é capaz de construir a réplica do ambiente a ser estudado em escala virtual, a fim de detectar problemas e oportunidades de melhorias. Este é o segundo projeto piloto realizado pelo CPQD no âmbito do projeto de Gêmeo Digital, que tem a Softex como parceira e teve investimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O levantamento apontou que 50% das empresas ouvidas pretendem colocar a “réplica virtual” em máquinas e implementos críticos, cerca de 40% iriam utilizar na linha de produção e os demais entrevistados colocariam em produto (5%) e setup (5%) 

Como parte do desenvolvimento do projeto, o CPQD realizou uma pesquisa em que foram ouvidas mais de 20 indústrias de diversos segmentos para entender a perspectiva de adoção dos Gêmeos Digitais. O levantamento apontou que 50% das empresas ouvidas pretendem colocar a “réplica virtual” em máquinas e implementos críticos, cerca de 40% iriam utilizar na linha de produção e os demais entrevistados colocariam em produto (5%) e setup (5%).

Entre os benefícios esperados pela implementação do “Gêmeo Digital”, cerca de 41% visavam melhorar a eficiência e a performance e cerca de 32% buscavam melhora na produtividade. Outros pontos citados também foram: redução de custos (9%), previsão de falhas (9%) e todas as alternativas anteriores (9%).

A implementação da solução com a Amanco teve duração de três meses e teve como objetivo mostrar o potencial do “Gêmeo Digital”, capaz de identificar falhas na linhas de produção de joelhos de PVC, peça amplamente utilizada na construção civil e instalações hidráulicas. O projeto piloto realizado com o CPQD adotou uma linha de produção modelo, que visa suportar as atividades de aprendizagem e experimentos de melhoria contínua da empresa. O “Gêmeo Digital” utilizou Dados reais da produção para simular resultados e sugerir alterações de melhoria no setup da linha. Além disso, com base nos Dados gerados, estimou-se a probabilidade do produto gerado apresentar defeitos, ou não.

“O Gêmeo Digital é um conceito cada vez mais presente no mundo da indústria onde, integrando abordagens de realidade aumentada, Inteligência Artificial e IoT, é possível mapear no mundo virtual os processos executados no mundo físico, possibilitando diversas simulações para predição de erros.”, explica Norberto Alves Ferreira, gerente de Soluções de IA e IoT do CPQD.

Fonte: Infor Channel (27/11/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".