quinta-feira, 28 de novembro de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Anatel sobre o 5G, Cade investigando a Apple e investigação do TikTok

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que a internet móvel de quinta geração (5G) já está disponível em todos os 5.500 municípios do país, dependendo apenas das operadoras para a ativação. O serviço dependia de uma limpeza da faixa de 3,5 gigahertz (GHz), antes usada por serviços de satélites e de radiodifusão, como antenas parabólicas. Esse processo foi concluído 14 meses antes do prazo máximo previsto na regulamentação. Atualmente, o 5G funciona em 770 cidades, atendendo 35 milhões de usuários. (UOL)

Já o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que a Apple suspenda as restrições a formas de pagamento de compras em aplicativos enquanto investiga a empresa. A decisão segue uma reclamação apresentada pelo Mercado Livre, em 2022, acusando a Apple de impor práticas anticompetitivas. Segundo o Cade, a Apple deverá permitir que os desenvolvedores incluam ferramentas que direcionem os consumidores a comprar serviços ou produtos fora do aplicativo. A empresa tem 20 dias para executar as determinações, sob pena de multa diária de R$ 250 mil. (Reuters)

Um importante legislador da União Europeia convocou o CEO do TikTok para responder perguntas ao Parlamento Europeu sobre a atuação da plataforma na eleição presidencial romena de domingo. A liderança do ultranacionalista Calin Georgescu no primeiro turno surpreendeu analistas e alertou pesquisadores para uma campanha na rede social, que conseguiu impulsionar o candidato desconhecido ao segundo turno, em 8 de dezembro. A companhia se recusou a comentar. (Politico)

Fonte: Canal Meio (27/11/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".