quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Fundos de Pensão: Renda fixa inviabiliza atingir meta atuarial de EFPC’s



O gráfico acima traz a curva de juros do título público NTN-B 2045, desde o seu lançamento, em fins de 2004, ou seja, há quase 15 anos.


Ontem, 23 SET 2019, sua taxa alcançou a mínima histórica, de 3,67% a.a., e isto sem considerar a sinalização do Banco Central de novos cortes da taxa SELIC, nas próximas reuniões do COPOM em 2019, que ocorrerão nos dias 29 a 30 OUT e 10 a 11 DEZ.

Nesse cenário, é razoável supor que há chances consideráveis da taxa desse título, e outros de prazo equivalente ou superior, rompa o piso de 3% a.a., o que representará um novo e diferenciado patamar de relevância para a renda fixa, reduzindo significativamente sua importância e presença em qualquer estratégia de investimento no País.

Serão novos tempos, com novos desafios para o mercado de capitais, cujos supervisores, BACEN e CVM principalmente, deverão recalibrar seus instrumentos de fiscalização e coibição frente às “espertezas” que costumam surgir nesse contexto, de forte crescimento de volume de negócios.

Fonte: FUNCEF (24/09/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".