A Previc realizou o 1º Seminário de Investimentos da Previdência Complementar Fechada no intuito de promover a reflexão e discussão de aspectos regulatórios e operacionais com participantes do sistema de previdência complementar.
O evento contou com a presença de representantes das entidades fechadas de previdência complementar - EFPC, do Ministério da Economia, de consultorias, de gestores de recursos, da Ancep, da Anbima, da Abrapp, dentre outros. O primeiro painel tratou da importância de realizar estudos prévios para a implementação de perfis de investimento, considerando vantagens e desvantagens de sua utilização, gerenciamento de riscos de liquidez e aspectos jurídicos. Os palestrantes destacaram ainda a necessidade de estabelecer controles internos adequados, dar transparência à comunicação com participantes e promover a educação financeira e previdenciária.
No segundo painel, foram discutidos aspectos regulatórios da Res. CMN nº 4.661/2018 acerca da restrição de aquisição direta de imóveis e do seu prazo de alienação. Ao mesmo tempo, foram apresentadas as vantagens de utilizar Fundo de Investimento Imobiliário (FII) para diversificação de carteira.
O coordenador-geral de investimentos da Previc avaliou que o seminário foi positivo com ampla interação do público presente nos debates. Devido a sua boa aceitação, a Autarquia promoverá outros eventos para abordar temas relacionados a investimento, buscando sempre a abertura do diálogo e a aproximação com os agentes de mercado, participantes e assistidos.
Acesse aqui as apresentações do evento.
Por fim, foi lançada a atualização do “Guia Previc de Melhores Práticas de Investimentos da Previc”, em função dos aperfeiçoamentos nas regulamentações do setor, em especial nos normativos de investimentos, cujo o grande marco se deu com a Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.661, de 25 de maio de 2018, e as Instruções Previc nº 6/2018 e nº 12/2019.
O Guia traz como novidade a introdução de uma seção específica para abordar Diretrizes ambientais, sociais e de governança (ASG) na gestão de investimentos.
Fonte: Previc (27/09/2019)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".