sexta-feira, 20 de março de 2020

Fundos de Pensão: EFPC adotam medidas preventivas para reduzir disseminação do Coronavírus



As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) estão tomando diversas medidas de precaução no atual período de tentativa de contenção da disseminação do novo coronavírus (COVID-19).
A própria Abrapp divulgou comunicado conjunto com Sindapp, ICSS, UniAbrapp e Conecta, informando sobre medidas adotadas que visam preservar a integridade de seus colaboradores e participantes de atividades presenciais promovidas pelo grupo, conforme foi divulgado na última edição do Acontece (veja aqui).

Entre as EFPC, as medidas de contingência são constantemente informadas por meio de comunicados especiais em seus canais de informação. No geral, as entidades cancelaram eventos, suspenderam os atendimentos presenciais, e estão trabalhando com equipe reduzida em seus escritórios, atendendo aos critérios de higiene indicados pelo Ministério da Saúde. Além disso, alguns colaboradores já adotaram o home office, ou trabalho remoto, e as reuniões dos colegiados e comitês são realizadas por meio de videoconferência.

Por outro lado, o atendimento via canais digitais e telefônicos estão sendo reforçados, como é o caso da Fapes, que estendeu seu atendimento telefônico para 24 horas, 7 dias por semana. Segundo o diretor de Seguridade da Fapes, Rodolfo Torres, responsável pela organização do plano de contingência na entidade, no Plano de Assistência à Saúde administrado pela fundação, haverá o acompanhamento próximo das famílias para prevenir a doença. Além do plano de previdência, a entidade administra ainda um plano de saúde para os funcionários do BNDES.

"Desde o início de março estamos orientando os beneficiários sobre o coronavírus e agora chegou o momento de também proteger os participantes da previdência e nossos funcionários do contágio, como foi feito também no patrocinador, o BNDES", explica.

Consultorias e comitês 
Para lidar com um momento adverso como o atual, a Real Grandeza conta com uma consultoria especializada em gestão de crises. Para o caso específico da elaboração de um plano de contingência sobre o coronavírus, a fundação montou um comitê com poder decisório dado pela Diretoria Executiva.

"Essa crise é extremamente complexa, dinâmica. É importante empoderar esse comitê para tomar medidas rápidas, mesmo burocráticas, para agir", diz o Presidente da Real Grandeza, Sérgio Wilson. Por contar também com plano de saúde de autogestão, a Real Grandeza está realizando uma série de ações de esclarecimento e atendimento voltados aos usuários para a prevenção contra a doença.

A Petros é outra entidade que acionou o seu Comitê de Continuidade de Negócio, que conta com a participação de gestores de diferentes áreas e da alta direção, para acompanhamento do tema e definição de medidas tempestivas que evitem a propagação da doença e, ao mesmo tempo, possibilitem o pleno funcionamento das atividades da fundação.

A Previ, por sua vez, trabalha com um grupo de contingência treinado regularmente para o funcionamento em momentos emergenciais. "Os protocolos foram colocados em ação. Tomamos providências em prol da segurança, sem afetar a continuidade do pagamento de benefícios", diz o Diretor de Administração da Previ, Márcio de Souza.

Atividades públicas 
Entre os eventos mais próximos que foram cancelados, por exemplo, estão os workshops da Funpresp-Exe, que seriam realizados em Belo Horizonte e São Paulo em abril. "A medida busca preservar a saúde e bem-estar de seus empregados, participantes, patrocinadores, servidores, profissionais de RH e público em geral. Uma nova data será marcada e comunicada a todos os inscritos e interessados. Ainda não há definição sobre a realização das demais edições do workshop, marcadas para ocorrer em Brasília (30/04), Rio de Janeiro (07/05) e Recife (27/05)", informou a entidade em comunicado.

A Previ também adiou as apresentações de resultados das entidades, eventos em que a Diretoria Executiva percorre 15 capitais para apresentar os números da Previ. "Nosso compromisso com a transparência permanece: os números da Previ continuam disponíveis em nosso site e aplicativo, além de serem atualizados mensalmente, no Boletim de Desempenho", destaca Márcio de Souza.

Fonte: Abrapp (18/03/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".