quarta-feira, 11 de março de 2020

Inovação: Unicamp anuncia investimento de US$ 1 milhão do BID em projeto do 'campus inteligente' em Campinas em conjunto com PUC, CNPEM e CPqD



Convênio será assinado entre as instituições, Prefeitura de Campinas e Governo de SP nesta quarta-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Negociações com Banco Interamericano de Desenvolvimento duraram 1 ano.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou investimento de US$ 1 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o projeto do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), uma espécie de "campus inteligente" que reunirá instituições de ensino e pesquisa no município. O convênio será assinado nesta quarta-feira (11) no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

O G1 acompanha desde 2018 os estudos para viabilizar um local para ampliar a área de cooperação acadêmica, que envolve também a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, além da área da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia da cidade, onde estão locados, por exemplo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

O espaço tem 11,3 milhões de metros quadrados, e compreende a Fazenda Argentina, na Unicamp, que já tinha a previsão de receber o projeto desde 2018. A Prefeitura de Campinas e o Governo do Estado de São Paulo participam da assinatura do acordo.

Coordenador do projeto, o professor Marco Aurélio Pinheiro Lima lembra que a ideia inicial abrangia o uso da área da Fazenda Argentina, mas que foi ampliado para uso misto do território. "É um lugar onde nós temos de buscar a sinergia entre as instituições que já estão aqui. Um distrito tecnológico, antes de mais nada, ele tem de fortalecer o modelo de negócio de todas as instituições", defende.

Segundo Lima, o território ampliado permite uma variedade grande de aplicações e possibilidades. "Dentro do território temos áreas de proteção ambiental (APA). Na universidade, temos um Instituto de Biologia que pode ajudar não só a agregar valor nessa área, mas fazer disso um laboratório vivo, onde você pode acompanhar a parte da natureza integrada ao urbanismo", diz.

1 ano de negociações
Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel afirma que o investimento do BID vem sendo negociado há um ano, e que o dinheiro será usado no plano diretor do complexo.
"[O investimento] vai envolver toda a parte arquitetônica, a parte de governança, como serão feitos os consórcios e parcerias, todas as questões relacionadas ao funcionamento efetivo do hub. São estudos preliminares para a implantação. É um projeto ousado, complexo", explica.
Após a assinatura do acordo, cada subprojeto receberá seu orçamento para iniciar os trabalhos, que incluem a abertura para parcerias público-privadas. "O valor é dividido em cronograma de cada subprojeto, cada um tem o seu orçamento, um plano de execução diferente", diz Knobel.

Primeiros projetos em 1 ano
A expectativa do reitor é que no prazo de um ano já se tenha os projetos preliminares na área de sustentabilidade.

"Os projetos preliminares, o arranjo jurídico, o estabelecimento eventual de uma legislação específica, de que maneira os parceiros vão colaborar", explica.

Após o histórico de cortes e contingenciamento nos gastos com pesquisa no país no ano passado, que culminou no corte de bolsas de pesquisa da Unicamp, o reitor acredita que o hub não passará por esse aperto financeiro.
"Temos diversos parceiros eventualmente interessados em fazer centros de pesquisa naquela região, a possibilidade da implantação de pesquisas na área biomédica. Vai depender da evolução, da velocidade com que isso vai acontecer. A possibilidade de parcerias público-privadas, um projeto de grande envergadura e que o país precisa aprender a construir", completa.
Localização estratégica
Além de ser construído no núcleo de tecnologia de Campinas, o complexo ficará próximo das rodovias Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros, conhecida como Campinas-Mogi-Mirim, Dom Pedro I (SP-065) e do sistema Anhanguera-Bandeirantes.

Na metrópole, também está localizado o Aeroporto Internacional de Viracopos.

Fonte: G1 (11/03/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".