terça-feira, 5 de maio de 2020

Fundos de Pensão: CNPC adia publicação de Resolução com novas regras de marcação de títulos




O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) adiou a publicação da Resolução com novas regras de precificação dos títulos de renda fixa das carteiras das entidades fechadas (EFPC).
Aprovada no último dia 13 de março, existia a previsão para a publicação do normativo até o final de abril, o que acabou não acontecendo.

“Existe uma grande expectativa sobre a publicação da norma que foi aprovada pelo CNPC, após exaustivo debate com base em estudos e propostas de um grupo de trabalho desde o ano passado”, diz Luís Ricardo Martins, Diretor Presidente da Abrapp. Ele lembra que houve um bom diálogo entre a Abrapp e outros representantes do sistema com o CNPC, que acabou acolhendo uma série de sugestões realizadas ao longo do processo de elaboração do normativo.

Segundo o dirigente, um dos pontos importantes foi a preservação das regras anteriores para o estoque, que poderão continuar com a opção de marcação na curva (a vencimento). Para as novas aquisições de títulos, as novas regras permitem ainda a marcação na curva para os títulos dos planos de benefício definido (BD) com prazos de vencimento acima de cinco anos.

Explicação 
A justificativa para o adiamento da publicação da Resolução é o alongamento da análise pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). “Nossa posição é que se deveria publicar a nova Resolução o quanto antes, porque se trata de uma norma moderna e flexível, que permitirá melhores condições para a definição de estratégias de casamento do ativo com os passivos dos planos”, defende o Diretor Presidente da Abrapp.

Luís Ricardo ressalta ainda que o momento pode ser oportuno para várias entidades que estão revisitando suas políticas de investimentos por conta de possíveis ajustes provenientes da crise provocada pela pandemia de COVID-19. A expectativa é que o normativo seja publicado somente no mês de junho.

Fonte: Abrapp e Ed. Roncarati (04/05/2020)

Nota da Redação: Basicamente a marcação a mercado faz um cálculo de valor presente do título (como a cota diária do título) e é assim que os planos CV e CD deverão fazer com seus títulos novos adquiridos, já a marcação na curva leva em consideração a rentabilidade contratada no intervalo até o vencimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".