Em junho do ano passado, Zeinal Bava liderou a nova chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro. O executivo, nascido em Moçambique, ex-colônia portuguesa, assumiu o posto máximo na Oi e comandou a fusão da empresa carioca com a Portugal Telecom (PT), companhia que também presidia, em uma das maiores operações do mundo em 2013.
Mas os planos lusitanos não deram muito certo: os executivos da holding que controla a PT em Portugal fizeram, em segredo, uma aplicação de quase US$ 1 bilhão (cerca de R$ 3 bilhões) na RioForte, empresa em dificuldades financeiras de um dos donos da PT, o Banco Espírito Santo (BES).
A notícia desagradou aos sócios brasileiros da Oi e respingou em Zeinal Bava, que, agora, segundo fontes do mercado, se prepara para deixar a Oi nos próximos dias. Com a saída do executivo, a operadora deve trocar de presidente pela terceira vez em menos de dois anos.
Em agosto, Zeinal já tinha deixado o comando da PT, numa tentativa de se afastar da crise gerada pelos portugueses do outro lado do Atlântico. Mas não deu certo, apesar de os sócios brasileiros (como BNDES, o fundo de pensão PREVI e a construtora Andrade Gutierrez) terem afirmado inúmeras vezes que Zeinal não estava a par da polêmica operação, que resultou em uma Oi mais endividada e menor.
Ações caem 1,84% em dia de alta na Bolsa
Como reflexo de mais uma mudança no comando da Oi, as ações da companhia fecharam em queda num dia positivo para a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), influenciada pelo cenário eleitoral. Os papéis preferenciais (PN, sem direito a voto) caíram 1,84% e os ordinários (ON, com direito a voto) recuaram 1,76%.
- Zeinal está deixando a companhia. Isso cria ainda mais incerteza, e o clima é de apreensão novamente. A empresa está estudando quem vai assumir interinamente. Há na mesa hipóteses como José Mauro Carneiro (presidente do Conselho de Administração) e de Bayard Gontijo (diretor de Relações com Investidores) - disse uma das fontes que não quis se identificar.
Francesa Altice interessada em ativos da PT
De acordo com Pedro Galdi, da SLW Corretora, a queda nas ações da Oi ontem também está ligada aos rumores de que a empresa francesa Altice, de TV por assinatura, estaria interessada nos ativos da PT em Portugal. De acordo com a Bloomberg, a empresa francesa pretende chegar a um acordo em algumas semanas. Segundo uma fonte, como a PT foi incorporada pela Oi, a empresa carioca pode vender os ativos em Portugal. Atualmente, a Oi já negocia a venda das operações em países da África, como Angola.
- Os boatos geram incerteza para o papel da Oi. O Zeinal era o principal nome da reestruturação. Há ainda o interesse da empresa francesa Altice e a possibilidade de um negócio com a TIM - disse William Araújo, da Um Investimentos.
De acordo com uma fonte, a dúvida do mercado é mesmo se a Oi vai conseguir seguir com sua simplificação acionária e migrar suas ações (que serão convertidas em papéis CorpCo) para o Novo Mercado, segmento da Bolsa que tem o maior grau de transparência e apenas ações ordinárias:
- A previsão era que a migração para o Novo Mercado ocorresse até março de 2015. Agora, sem o executivo que desenhou essa operação, essa é mais uma preocupação.
Procurada, a Oi não quis comentar.
Fonte: O Globo (07/10/2014)
terça-feira, 7 de outubro de 2014
TIC: Oi se prepara para nova mudança no comando, a terceira em dois anos
Postado por
Joseph Haim
às
12:24:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
TIC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".