quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Inovação: Quinta geração de celular (5G) permitirá tênis conectado e corrida virtual, diz Adidas

 


Em chuteiras de futebol, será possível medir a força do chute

A presidente da Adidas do Brasil, Flávia Bittencourt, disse ontem que a chegada da pandemia permitiu realizar testes com novas formas de fazer os produtos chegarem aos consumidores por meio de tecnologias. Em debate no Painel Telebrasil 2020, segundo ela, mesmo com “medo” de comprar pelo WhatsApp, o consumidor acabou cedendo.  

Flávia afirmou que, na crise sanitária, a empresa aproveitou para avaliar a incorporação de facilidades que até então não eram consideradas, como o uso aplicativo com recursos de realidade aumentada para o cliente ver o modelo de tênis de sua preferência no pé. Outro recurso foi o uso do aplicativo Rappi, que permite monitorar cada etapa da entrega dos produtos.  

No evento on-line, a executiva disse que o aumento de dispositivos ligados às redes de telecomunicações, previsto com a chegada da quinta geração da telefonia celular (5G), possibilitará que pessoas saiam às ruas com tênis conectado, o que permitirá a coleta de dados durante a atividade física e até participar de “corrida virtual”.  

A Adidas, disse Flávia, já desenvolveu modelos de tênis conectado, com chip interno, mas que funciona com conexão Wifi (alcance restrito). Para ela, a tecnologia 5G vai permitir que as pessoas, sejam corredores ou ciclistas, se conectem a outros milhões de atletas (profissionais ou não).  

Outras aplicações semelhantes poderão ser usadas em chuteiras de futebol, capazes de medir a força do chute, entre outros parâmetros. Flávia ressaltou que dentro da infinidade de recursos que podem ser criados estão os jogos virtuais, com pontuação baseada no desempenho alcançado durante a execução de atividades físicas.  

Ao tratar das diversas possibilidades de aplicação do padrão 5G, o presidente da Siemens do Brasil, Pablo Fava, disse que “tudo depende mais da imaginação do que da tecnologia”. O executivo ressaltou que o novo padrão tecnológico provocará uma mudança “muito radical” na economia, especialmente na área de automação industrial.   

Os exemplos citados por Fava incluíram robôs autônomos, com sistemas de comunicação em tempo real e de inteligência artificial. “Na verdade, o 5G vai ser habilitador de muitas novidades”, afirmou.

Fonte: Valor (30/09/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".