Truxt, Dahlia, Kinea e ARX estão entre as casas que se destacaram na categoria
Com as mudanças regulatórias promovidas nos últimos anos, que têm aproximado o perfil de risco dos fundos de previdência dos demais produtos do mercado, diversas gestoras passaram a oferecer veículos da categoria que seguem de perto a estratégia original de seus fundos de ações ou dos multimercados.
Como resultado dessa tendência recente, entre os fundos da categoria que mais se destacaram em 2020 em termos de rentabilidade, a maior parte ainda tem um histórico relativamente curto, embora com base em estratégias de gestores renomados com anos de estrada, como Truxt, Kinea, ARX, Mauá e Verde.
Segundo levantamento com base em dados extraídos da Economatica, das 15 maiores rentabilidades entre os fundos de previdência nos últimos 12 meses, dez foram de veículos criados em 2018 ou 2019.
É o caso, por exemplo, do fundo de ações Truxt Previdência FIA, que rendeu 28,1% no ano passado e que foi criado em dezembro de 2018, e do multimercado ARX K2 Inflação Curta, com rentabilidade de 15,6% e que surgiu em outubro de 2019.
São fundos novos, mas geridos por profissionais experientes que souberam defender os portfólios previdenciários de ações ou multimercados na hora da paúra, quando o estresse tomou conta dos mercados, assim como reposicionar as carteiras no momento certo para capturar a retomada.
Para conferir as melhores recomendações para formar uma boa poupança previdenciária, bem como acompanhar os principais temas do universo dos investimentos que influenciarão suas finanças ao longo do ano, não perca o evento online e gratuito “Onde Investir 2021“.
Confira a seguir os 15 fundos de previdência com o maior retorno em 2020, bem como a rentabilidade desde o início de cada um deles – como percentual do CDI, no caso dos multimercados, ou em pontos percentuais acima do Ibovespa, entre os de ações, exceção feita aos fundos da Dahlia e da Constellation, que, embora sejam estruturas de multimercados, são carteiras que podem ter 100% da alocação em ações.
Para o levantamento, foram considerados apenas fundos não exclusivos das categorias multimercado, ações e renda fixa, com ao menos 12 meses de histórico até 31 de dezembro. Foram excluídos fundos de cotas, de modo a evitar a dupla contagem das carteiras.
Chama atenção a ausência de fundos geridos por grandes bancos entre as maiores rentabilidades do período.
Importante lembrar que retorno passado não é garantia de rentabilidade futura, embora seja interessante analisar o desempenho histórico dos fundos para observar sua consistência, ainda mais quando se tratam de produtos de caráter previdenciário, em que o horizonte de investimento precisa ser maior.
Fonte: InfoMoney (21/01/2021)
Nota da Redação: Para quem já tem plano de previdência na Sistel, com rendimentos garantidos e estáveis entre 10 e 14% aa (planos BD e CV), não compensa o risco de se aventurar em fundos de previdência novatos, mesmo porque eles não são vitalícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".