quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

TIC: Troca na Casa Branca não altera disputa do 5G com a China

 


Biden mantém veto de Trump à Huwaei no 5G

Porta-voz da Casa Branca diz não considerar a chinesa um fornecedor confiável do ponto de vista de segurança dos EUA e de aliados

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse nesta quarta-feira que o equipamento de telecomunicações feito por "fornecedores não confiáveis", incluindo a chinesa Huawei, é uma ameaça à segurança dos Estados Unidos e de seus aliados.

Segundo ela, os Estados Unidos garantirão que as redes de telecomunicações não usem equipamentos desses fornecedores e trabalharão com aliados para proteger suas redes.

EUA e China protagonizam uma corrida tecnológica que tem a expansão da rede da nova geração de telecomunicações, o chamado 5G. No entanto, a guerra comercial entre os dois países vai além disso.

A China se fortaleceu após superar o pior da pandemia. O país rivaliza com os EUA na liderança econômica global e a retomada de seu crescimento aponta para que a economia chinesa supere a americana em pouco tempo.

Analistas avaliam que os chineses devem passar os americanos como primeira potência mundial ainda nesta década.

Mas as exportações chinesas para os EUA crescem apesar da alta de tarifas imposta durante o governo Trump, o que fomentou uma guerra comercial entre os dois países.

O setor industrial chinês tem se mostrado competitivo, mesmo com as restrições à vendas de componentes americanos para o país.

Biden terá que escolher se permitirá ou não a retomada das vendas de peças e componentes para o mercado chinês, o que fortalecerá ainda mais a economia asiática e sua indústria de tecnologia.

Fonte: O Globo (27/01/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".