quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Planos de Saúde: Estresse devido reclamações com operadoras de planos de saúde cresce e se aproxima dos níveis da pandemia

 


Em junho de 2024, foram contabilizados 51 milhões de beneficiários em planos de assistência médica, sendo 8,8 milhões em planos individuais pela ANS

Nos cinco primeiros meses de 2024, o volume de reclamações contra operadoras de planos de saúde e administradoras de benefícios ultrapassou o total de reclamações registradas no mesmo período em anos anteriores, chegando a 161.022 reclamações. O resultado se aproximou do montante total cadastrado durante o ano de 2021 (188.334 reclamações), na pandemia.

Os dados fazem parte da quinta edição do Boletim Panorama - Saúde Suplementar, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Conforme o documento, as chamadas "demandas de natureza assistencial", aquelas contratadas pelo beneficiário, têm tido um peso cada vez mais relevante nas reclamações representando 82,1%, em 2023, e 80,9%, nos cinco primeiros meses de 2024.

O Índice Geral de Reclamações (IGR) mostra que, em média, os planos de assistência médica tiveram 55,3 reclamações para cada 100 mil beneficiários, em 2023, e 60,6, reclamações para cada 100 mil beneficiário nos primeiros cinco meses de 2024, enquanto os planos exclusivamente odontológicos tiveram em média 1,3 reclamação para a mesma quantidade de beneficiários em 2023 e 1,2 reclamação até maio de 2024.

O IGR é um cálculo que considera a relação entre a média de reclamações registradas por consumidores, em determinado período, contra operadoras de planos de saúde registradas na ANS, e a média do número de beneficiários dessas operadoras, no mesmo período. O resultado obtido indica uma relação inversamente proporcional à satisfação dos beneficiários. Ou seja, quanto menor o valor do IGR, maior é a satisfação dos beneficiários com as operadoras.

No mesmo período observado, houve crescimento de beneficiários no setor, sobretudo nos planos coletivos empresariais com assistência médico-hospitalar. Em junho de 2024, foram contabilizados 51 milhões de beneficiários em planos de assistência médica, sendo 8,8 milhões em planos individuais; 36,3 milhões em planos coletivos empresariais; e 5,9 milhões em planos coletivos por adesão.

Fonte: Valor Investe (26/08/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".