sábado, 17 de agosto de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Meta, X, Google e Apple

A Meta anunciou que desativou sua ferramenta de pesquisas em redes sociais CrowdTangle, muito usada por jornalistas para verificar o tipo de conteúdo difundido nas plataformas. A ferramenta virou motivo de constrangimento na empresa após reportagens mostrarem, com base em seus dados, que o Facebook dava preferência à distribuição de conteúdo conservador. Parlamentares dos EUA chegaram a pedir que o CrowdTangle fosse mantido até as eleições de novembro, mas a Meta foi irredutível, alegando que o recurso “não fornecia um retrato representativo” do que estava acontecendo em suas plataformas. (The Information)

Já o chatbot Grok, do X, agora permite que o usuário crie imagens a partir de prompts de texto, mas o lançamento da ferramenta parece tão caótico quanto todo o resto da rede social de Elon Musk. Os assinantes premium do X, que têm acesso ao Grok, estão postando de tudo na rede. E o Grok parece não ter filtro. Seus usuários já criaram imagens como Barack Obama cheirando cocaína e Donald Trump com uma mulher grávida que lembra Kamala Harris. Como teste, a equipe do site The Verge conseguiu criar imagens como Trump usando um uniforme nazista e Taylor Swift de lingerie. (The Verge)

Desde ontem está disponível no Brasil a ferramenta do Google Visões Gerais criadas por IA. O recurso, chamado internacionalmente de AI Overviews, utiliza inteligência artificial generativa para resumir conteúdos e fornecer respostas diretamente na página de busca, sem a necessidade de clicar em links. O lançamento marca uma mudança significativa no modelo de busca tradicional do Google, com resumos e informações apresentadas diretamente na tela de resultados. A novidade, que foi testada no Brasil em junho, também está sendo lançada em outros países, como Reino Unido, Índia e México. (Estadão)

Apple avança em projeto de robô de mesa em busca de novas fontes de receita. Produto combina tela semelhante a de um iPad com um braço robótico e deve chegar ao mercado entre 2026 e 2027. A empresa agora tem uma equipe de várias centenas de pessoas trabalhando no dispositivo, que usa um braço robótico fino para mover uma tela grande, segundo pessoas com conhecimento do assunto (Bloomberg)

Fonte: Canal do Meio (16/08/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".