sexta-feira, 16 de agosto de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 

Hoje com notícias sobre a abertura dada pela Apple, golpes usando IA e acordo WhatsApp/ Giphy

A Apple anunciou que começará a autorizar outras empresas a usarem o chip de pagamento do iPhone para transações, permitindo que concorrentes do Apple Pay entrem no mercado. A mudança, prevista para a atualização iOS 18.1, responde a pressões regulatórias, como as da União Europeia. Desenvolvedores poderão usar o chip para pagamentos em lojas e sistemas de transporte, além de configurar aplicativos de pagamento de terceiros como padrão. Apesar da abertura, a Apple ainda cobrará taxas e exigirá que os desenvolvedores sigam padrões de segurança. O programa será implementado em vários países, incluindo Estados Unidos e Brasil. (Bloomberg Línea)

Um aposentado de 82 anos, de Ontário, no Canadá, foi vítima de um golpe envolvendo deepfake de Elon Musk. Ele investiu mais de US$ 690 mil em uma suposta oportunidade de investimento após ver um vídeo falso de Musk endossando o projeto. Os golpistas usaram inteligência artificial para editar uma entrevista verdadeira do empresário. “É provavelmente o maior golpe impulsionado por deepfakes de todos os tempos”, disse Francesco Cavalli, cofundador e chefe de inteligência de ameaças da Sensity, empresa que monitora e detecta deepfakes. (New York Times)

O WhatsApp anunciou a integração com o Giphy, permitindo aos usuários acessar uma vasta coleção de figurinhas diretamente pelo aplicativo, facilitando a busca. Além disso, o criador de figurinhas personalizadas, antes disponível apenas no iOS, foi expandido para dispositivos Android, permitindo que os usuários criem, editem e compartilhem suas próprias imagens com ferramentas de edição. As figurinhas criadas são salvas automaticamente. (Exame)

Fonte: Canal do Meio (15/08/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".